4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE COLABORAÇÃO DOCENTE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Prof. ANA PAULA LIMA BARBOSA (Centro Universitário Ari de Sá)

Description

O avanço das inteligências artificiais (IAs) tem produzido impactos significativos na sociedade contemporânea, reorganizando modos de trabalho, comunicação e produção de conhecimento. Longe de se restringirem ao campo tecnológico, essas transformações alcançam dimensões éticas, políticas e culturais, exigindo novas formas de compreensão crítica sobre as contribuições que tais ferramentas podem oferecer. Na Educação Superior, as IAs assumem papel ambíguo: ampliam o acesso à informação e potencializam processos de aprendizagem pela pesquisa, mas tensionam concepções tradicionais de autoria, avaliação e formação docente. Esse cenário evidencia a necessidade de repensar práticas pedagógicas, sob pena de perpetuar desigualdades e reduzir a educação ao consumo de conteúdos mediados por algoritmos.
Assumindo essas considerações, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência formativa colaborativa realizada em uma instituição privada de Educação Superior em Fortaleza-CE. Conduziu-se um encontro pedagógico sobre o uso das IAs no desenvolvimento das atividades docentes, com ênfase na elaboração de planos de ensino e construção de avaliações. Participaram 54 docentes, que levantaram questionamentos sobre funcionalidades das principais ferramentas, a elaboração de prompts eficientes e compartilharam experiências pedagógicas. Houve relatos diversos: alguns demonstraram maior intimidade com as IAs, enquanto outros se reconheciam como iniciantes ou curiosos.
A experiência fomentou uma comunidade de aprendizagem, pois, ao final, os participantes sugeriram a continuidade das trocas, implementada por meio da solução ®Microsoft Engage. O ambiente colaborativo permitiu o compartilhamento de prompts, a indicação de ferramentas e a elucidação de dúvidas.
Constatou-se que o uso das IAs na Educação Superior torna-se mais significativo quando articulado a práticas colaborativas que promovem construções coletivas. A vivência possibilitou não apenas a familiarização dos docentes com as ferramentas, mas também a criação de uma cultura de compartilhamento e reflexão crítica, indicando a importância da continuidade dos estudos sobre as IAs como inovação pedagógica e estratégia de democratização do acesso ao conhecimento.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Educação Superior; Formação Docente.

Author

Prof. ANA PAULA LIMA BARBOSA (Centro Universitário Ari de Sá)

Co-authors

Andrey Halyson Lima Barbosa (Centro Universitário Ari de Sá) Barbara Barbosa Nepomuceno (Centro Universitário Ari de Sá)

Presentation materials

There are no materials yet.