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O avanço das inteligências artificiais (IAs) tem produzido impactos significativos na sociedade contemporânea, reorganizando modos de trabalho, comunicação e produção de conhecimento. Longe de se restringirem ao campo tecnológico, essas transformações alcançam dimensões éticas, políticas e culturais, exigindo novas formas de compreensão crítica sobre as contribuições que tais ferramentas podem oferecer. Na Educação Superior, as IAs assumem papel ambíguo: ampliam o acesso à informação e potencializam processos de aprendizagem pela pesquisa, mas tensionam concepções tradicionais de autoria, avaliação e formação docente. Esse cenário evidencia a necessidade de repensar práticas pedagógicas, sob pena de perpetuar desigualdades e reduzir a educação ao consumo de conteúdos mediados por algoritmos.
Assumindo essas considerações, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência formativa colaborativa realizada em uma instituição privada de Educação Superior em Fortaleza-CE. Conduziu-se um encontro pedagógico sobre o uso das IAs no desenvolvimento das atividades docentes, com ênfase na elaboração de planos de ensino e construção de avaliações. Participaram 54 docentes, que levantaram questionamentos sobre funcionalidades das principais ferramentas, a elaboração de prompts eficientes e compartilharam experiências pedagógicas. Houve relatos diversos: alguns demonstraram maior intimidade com as IAs, enquanto outros se reconheciam como iniciantes ou curiosos.
A experiência fomentou uma comunidade de aprendizagem, pois, ao final, os participantes sugeriram a continuidade das trocas, implementada por meio da solução ®Microsoft Engage. O ambiente colaborativo permitiu o compartilhamento de prompts, a indicação de ferramentas e a elucidação de dúvidas.
Constatou-se que o uso das IAs na Educação Superior torna-se mais significativo quando articulado a práticas colaborativas que promovem construções coletivas. A vivência possibilitou não apenas a familiarização dos docentes com as ferramentas, mas também a criação de uma cultura de compartilhamento e reflexão crítica, indicando a importância da continuidade dos estudos sobre as IAs como inovação pedagógica e estratégia de democratização do acesso ao conhecimento.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Educação Superior; Formação Docente. |
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