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Atualmente, os professores dispõem de diversas ferramentas que ultrapassaram qualquer capacidade humana de exploração e consumo para tornar as suas aulas como cenários de inovação e transformação contínua. Portanto, o sua implementação permite a geração de conteúdos adaptativos e poderia transformar o ensino de disciplinas abstratas em pouco tempo, se fosse considerado um aliado estratégico, visto a partir da especialização do conhecimento do professor que ensina matemática nos diferentes níveis educacionais, o que convida a rever os parâmetros atuais de formação (inicial e contínua) dos professores frente aos desafios do século XXI diante de uma sociedade em constante transformação e, acima de tudo, digitalizada. Por isso, esta investigação tem como objetivo: caracterizar o conhecimento especializado do professor que ensina matemática revelado pelos futuros professores de matemática nos planos didáticos enriquecidos com IA generativa, a fim de conceber uma proposta formativa (inicial e contínua) para o desenvolvimento do conhecimento didático do conteúdo matemático e a reflexão sobre as crenças do ensino da matemática para uma sociedade em constante transformação a través do projeto MathIAs. Este estudo prioriza o desenvolvimento de uma experiência de ensino longitudinal aplicada durante três semestres académicos na Universidade Industrial de Santander (UIS, Colômbia). É desenvolvida em três fases: preparação, implementação e análise retrospectiva. Entre os resultados iniciais, identifica-se a necessidade de formação contínua sobre o uso de inteligências artificiais generativas como recurso de formação de professores de Matemática. Conclui-se que a sua utilização requer uma exploração intuitiva e dedicada para que os resultados sejam visíveis nos esforços para tornar a sala de aula um cenário diferenciado e enriquecedor de aprendizagem contínua (e desafiante) para aqueles que integram a comunidade educativa, principalmente alunos, professores e pais. Além disso, os conhecimentos didáticos e disciplinares dos professores juntam-se constantemente para validar os planos de aula propostos por renovadas Inteligencias Artificiales.
Palavras-chave | formação de professores; Educação matemática; inteligencias artificiales; |
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