4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O conhecimiento especializado dos professores de matemáticas revelado no planejamento com Inteligencias Artificiales con MathIAs

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON (UNIVERSIDAD INDUSTRIAL DE SANTANDER)

Description

Atualmente, os professores dispõem de diversas ferramentas que ultrapassaram qualquer capacidade humana de exploração e consumo para tornar as suas aulas como cenários de inovação e transformação contínua. Portanto, o sua implementação permite a geração de conteúdos adaptativos e poderia transformar o ensino de disciplinas abstratas em pouco tempo, se fosse considerado um aliado estratégico, visto a partir da especialização do conhecimento do professor que ensina matemática nos diferentes níveis educacionais, o que convida a rever os parâmetros atuais de formação (inicial e contínua) dos professores frente aos desafios do século XXI diante de uma sociedade em constante transformação e, acima de tudo, digitalizada. Por isso, esta investigação tem como objetivo: caracterizar o conhecimento especializado do professor que ensina matemática revelado pelos futuros professores de matemática nos planos didáticos enriquecidos com IA generativa, a fim de conceber uma proposta formativa (inicial e contínua) para o desenvolvimento do conhecimento didático do conteúdo matemático e a reflexão sobre as crenças do ensino da matemática para uma sociedade em constante transformação a través do projeto MathIAs. Este estudo prioriza o desenvolvimento de uma experiência de ensino longitudinal aplicada durante três semestres académicos na Universidade Industrial de Santander (UIS, Colômbia). É desenvolvida em três fases: preparação, implementação e análise retrospectiva. Entre os resultados iniciais, identifica-se a necessidade de formação contínua sobre o uso de inteligências artificiais generativas como recurso de formação de professores de Matemática. Conclui-se que a sua utilização requer uma exploração intuitiva e dedicada para que os resultados sejam visíveis nos esforços para tornar a sala de aula um cenário diferenciado e enriquecedor de aprendizagem contínua (e desafiante) para aqueles que integram a comunidade educativa, principalmente alunos, professores e pais. Além disso, os conhecimentos didáticos e disciplinares dos professores juntam-se constantemente para validar os planos de aula propostos por renovadas Inteligencias Artificiales.

Palavras-chave formação de professores; Educação matemática; inteligencias artificiales;

Author

JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON (UNIVERSIDAD INDUSTRIAL DE SANTANDER)

Presentation materials

There are no materials yet.