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O tema desse trabalho surge da necessidade de refletirmos sobre as grandes transformações sociais no que tange à incorporação de novos ambientes de aprendizagem na Educação Superior, seja para uso no ensino, extensão, gestão ou na pesquisa científica. Para tanto, apresentaremos aqui uma experiência realizada nas sete universidades estaduais do Paraná. Tal experiência buscou promover momento de formação em tecnologia educacional e o uso da Inteligência Artificial para o ensino, pesquisa, extensão e gestão aos docentes universitários. Estabeleceu-se como objetivo no recorte apresentado, compreender como o uso dessa IA pode contribuir para potencializar o processo de ensino, pesquisa, extensão, gestão e consequentemente também da aprendizagem no âmbito universitário. Nossos esforços consistiram em trazer reflexões sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa – IAG, pelos docentes universitários, bem como as formas de utilização dessa IAG. A metodologia para essa formação aconteceu em dois momentos: 1) Sensibilização, encontros online, síncronos; 2) Encontros presenciais. De acordo com a avaliação realizada ao final de cada ação, os resultados apontam que os professores participantes apresentam um conhecimento raso e incipiente das tecnologias de IAG justificado por fatores pessoais e institucionais e que não utilizam em suas aulas, principalmente, pela falta de conhecimento, de tempo e por não entenderem como podem mediar ou contribuir com as atividades educativas. Conclui-se que é possível considerar que a IAG é um campo que precisa ser explorado na Docência Universitária, considerando que é uma necessidade no dia a dia, tanto dos professores quanto dos alunos. Para isso, momentos de formação são fundamentais para fortalecer o trabalho do professor, bem como suscitar reflexões sobre o uso ético da IA. Se faz necessário que as instituições de ensino superior revisem seus processos formativos e suas estruturas organizacionais de ensino-aprendizagem, a fim de responder de forma adequada aos desafios impostos por essa nova realidade.
Palavras-chave | Ensino Superior; Aprendizagem; Docência Universitária; Inteligência Artificial; Pesquisa Científica. |
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