4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

DO MICROSCÓPIO AO CHATBOT: AVALIANDO A APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS FACILITADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO MÉDICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

José Henrique Araújo (Universidade Estadual de Campinas)

Description

A formação médica exige integrar conhecimentos básicos e clínicos e oferecer feedback formativo contínuo; contudo, abordagens tradicionais nem sempre favorecem a aprendizagem ativa nem a integração para prática clínica. Particularmente, o volume de estudantes e o tempo limitado reduzem as oportunidades de orientação individual na relação professor-estudante nas disciplinas do ciclo básico, como a Histologia. Para responder a esse desafio, propõe-se criar um chatbot como tutor educacional mediado por Inteligência Artificial baseado em casos clínicos articulando Histologia, Anatomia Patológica e Clínica Médica, apoiando o estudo guiado e o feedback imediato individualizado do estudante. Será realizado um estudo quasi-experimental com aplicação inicial no 1º semestre/2026, em turmas da área de saúde, visando à melhoria do chatbot a partir da usabilidade e da experiência do usuário para aplicá-lo na disciplina de Histologia (na turma da medicina) no 2º semestre/2026. Em cada unidade de conhecimento da disciplina, serão usados pré e pós-testes isomórficos para averiguação dos objetivos de aprendizagem, análise de logs de interação com o chatbot, questionários de percepção ao final da disciplina e avaliação de retenção meses após a experiência. Os dados anonimizados serão descritos e comparados entre coortes, considerando conhecimento prévio, aceitabilidade, desempenho e qualidade do feedback. As análises estimarão ganho cognitivo de curto prazo, consolidação de longo prazo e padrões de erro. Os resultados esperados são: alta aceitabilidade do chatbot; ganho de desempenho de curto prazo; melhoria nas percepções de integração básico-clínica e de feedback na disciplina; orientação pedagógica, redução de erros conceituais recorrentes; e maior retenção de longo prazo. Espera-se fortalecer a autonomia do estudante e a integração do conhecimento para a prática clínica, reduzindo lacunas entre conteúdos básicos e o raciocínio clínico aplicado. A iniciativa deve gerar provas de conceito sobre o uso de chatbots na educação em saúde, oferecendo modelo replicável a outras áreas.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Aprendizagem Ativa; Tecnologias Educacionais; Integração Básico-Clínico; Ensino em Saúde.

Author

José Henrique Araújo (Universidade Estadual de Campinas)

Co-authors

Prof. Alessandra Valeria de Sousa Faria (Universidade Estadual de Campinas) Prof. André de Oliveira Garcia (Universidade Estadual de Campinas) Prof. Matheus Souza (Universidade Estadual de Campinas) Dr Roberto Massi de Oliveira (Universidade Estadual de Campinas) Prof. Silvio Roberto Consonni (Universidade Estadual de Campinas)

Presentation materials

There are no materials yet.