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Este trabalho analisa como a atividade de geração de imagens por inteligência artificial (IA), a partir de prompts textuais, pode contribuir como vetor para o desenvolvimento do letramento de prompts, sob a perspectiva da semiótica social multimodal de Kress (2010). Investigou-se o processo de transdução do modo linguístico para o modo visual em 15 produções de estudantes de Letras, utilizando categorias analíticas como modo, recurso semiótico, design, semiótica social, signo motivador e transdução. A metodologia envolveu a análise de prompts e imagens geradas, bem como a relação entre eles, considerando o nível de detalhamento e os padrões discursivos dos prompts. Os resultados indicam que a IA é eficaz na representação de elementos concretos e posicionais, mas apresenta dificuldades na transdução de ações, emoções e estilos visuais, revelando uma tensão entre a intenção do usuário e a interpretação computacional. Conclui-se que a atividade de geração de imagens pode contribuir para a compreensão crítica dos limites da linguagem e das possibilidades da IA, promovendo o letramento de prompt no ensino superior.
Palavras-chave | Letramento de prompts; Inteligência artificial generativa; Análise multimodal; Semiótica social; Transdução semiótica. |
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