4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Percepções estudantis sobre Inteligências Artificiais Generativas no Ensino Superior: feedbacks e pensamento crítico-reflexivo

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Nathalie Letouzé Moreira (UnB)

Description

A integração de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa no ensino superior levanta questões e preocupações relacionadas ao desenvolvimento dos estudantes. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é compreender a percepção dos universitários sobre o uso de IAs generativas, com ênfase nos impactos dos feedbacks recebidos e nas possibilidades de promoção do pensamento crítico-reflexivo. Foram compilados e analisados artigos recentes publicados em periódicos internacionais, que investigaram diferentes cenários de uso da IA no ensino superior: produção de textos, análises qualitativas, sínteses acadêmicas e apoio em atividades reflexivas. Entre os estudos analisados, as amostras provêm do Reino Unido, do Canadá, Hong Kong, Estados Unidos e Equador. Os resultados iniciais sugerem que os estudantes valorizam sobretudo a rapidez e a clareza dos feedbacks automatizados. Esse retorno foi percebido como menos ameaçador do que a crítica docente e útil para revisar e aprimorar produções acadêmicas antes da avaliação final. Ainda assim, os participantes observaram que o feedback docente permanece essencial por sua profundidade interpretativa. Muitos alunos relataram que a interação com a IA favorece o raciocínio crítico-reflexivo, devido à necessidade de avaliar as respostas (sabendo da possibilidade de alucinação) e compará-las com conhecimentos prévios, verificando sua confiabilidade. Também destacaram que as IAs podem fornecer contrapontos às percepções iniciais dos estudantes, ampliando suas reflexões. Benefícios adicionais incluíram apoio à escrita, organização de ideias e explicações simplificadas de textos complexos. Por outro lado, surgiram preocupações quanto à precisão das respostas, riscos de dependência, perda de originalidade e questões éticas ligadas ao plágio. Conclui-se que, embora os estudantes tenham uma percepção favorável ao uso das IAs no ensino superior, permanece o desafio de equilibrar essas ferramentas com práticas pedagógicas que reforcem a autonomia, a autenticidade, a criatividade e a reflexão aprofundada.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; Ensino Superior; Percepção dos Estudantes; Feedback Automatizado; Pensamento Crítico-Reflexivo.

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