4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Inteligência Artificial Generativa e avaliação da aprendizagem: o que muda?

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Prof. Aléxia Roche (Universidade de Sorocaba)Prof. Cristiane Sales Pires (IFSP Sorocaba)Dr Luiz Roberto Momberg Albano (Universidade de Sorocaba)Dr Maria Alzira de Almeida Pimenta de Almeida Pimenta (Universidade de Sorocaba)

Description

O uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG), no processo de ensino e aprendizagem, tem se intensificado nos últimos dois anos com a facilidade de acesso a essa tecnologia. Esta pesquisa tem como pergunta norteadora: de que maneira a IA afeta/impacta o processo de avaliação? O objetivo geral é compreender como a IAG afeta/impacta o processo de avaliação da aprendizagem, a partir das percepções dos professores sobre o funcionamento da IAG e do acompanhamento da elaboração e da avaliação de prompts que utilizam. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: identificar o que os professores entendem sobre a IAG, considerando seu funcionamento e uso no processo de aprendizagem; mapear como os professores têm utilizado a IAG na avaliação da aprendizagem, abrangendo o processo, a elaboração de instrumentos e o uso específico da tecnologia; e descrever o que mudou com essa utilização no processo de avaliação, tanto no trabalho docente (gestão pedagógica e prática) quanto na aprendizagem dos estudantes. Está sendo realizada uma revisão de literatura; um estudo de campo quase-experimental, com vários grupos de pré e pós teste (questionário online) e algumas intervenções (oficinas). A amostragem é por acessibilidade, uma vez que os participantes são convidados a participar. O público-alvo é formado por professores de Instituições de Educação Superior. A abordagem é qualitativa e a análise quali-quanti. A relevância da pesquisa está na identificação, descrição e análise de como os professores estão utilizando a IAG na gestão de sua prática pedagógica, mais especificamente, na avaliação da aprendizagem, que pode servir de subsídio para a reflexão sobre o processo de aprendizagem e para a definição de programas de formação continuada, no sentido de incorporar a IAG como um suporte para melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; avaliação da aprendizagem; formação de professores.

Author

Co-authors

Prof. Aléxia Roche (Universidade de Sorocaba) Prof. Cristiane Sales Pires (IFSP Sorocaba) Dr Luiz Roberto Momberg Albano (Universidade de Sorocaba)

Presentation materials

There are no materials yet.