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Description
O uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG), no processo de ensino e aprendizagem, tem se intensificado nos últimos dois anos com a facilidade de acesso a essa tecnologia. Esta pesquisa tem como pergunta norteadora: de que maneira a IA afeta/impacta o processo de avaliação? O objetivo geral é compreender como a IAG afeta/impacta o processo de avaliação da aprendizagem, a partir das percepções dos professores sobre o funcionamento da IAG e do acompanhamento da elaboração e da avaliação de prompts que utilizam. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: identificar o que os professores entendem sobre a IAG, considerando seu funcionamento e uso no processo de aprendizagem; mapear como os professores têm utilizado a IAG na avaliação da aprendizagem, abrangendo o processo, a elaboração de instrumentos e o uso específico da tecnologia; e descrever o que mudou com essa utilização no processo de avaliação, tanto no trabalho docente (gestão pedagógica e prática) quanto na aprendizagem dos estudantes. Está sendo realizada uma revisão de literatura; um estudo de campo quase-experimental, com vários grupos de pré e pós teste (questionário online) e algumas intervenções (oficinas). A amostragem é por acessibilidade, uma vez que os participantes são convidados a participar. O público-alvo é formado por professores de Instituições de Educação Superior. A abordagem é qualitativa e a análise quali-quanti. A relevância da pesquisa está na identificação, descrição e análise de como os professores estão utilizando a IAG na gestão de sua prática pedagógica, mais especificamente, na avaliação da aprendizagem, que pode servir de subsídio para a reflexão sobre o processo de aprendizagem e para a definição de programas de formação continuada, no sentido de incorporar a IAG como um suporte para melhoria da aprendizagem.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa; avaliação da aprendizagem; formação de professores. |
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