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A crescente inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, mais recentemente, da Inteligência Artificial Generativa (IAG), tem provocado transformações profundas no ensino superior, exigindo que docentes e instituições revisitem concepções, metodologias e práticas pedagógicas. Nesse contexto, emergem desafios relacionados ao reposicionamento do papel do professor, aos processos pedagógicos e à produção de conhecimento em um ecossistema educacional marcado pela instabilidade e pela aceleração tecnológica. A passagem simbólica “do giz à inteligência artificial” expressa a transição de modelos tradicionais de ensino para ambientes permeados por tecnologias digitais que demandam competências pedagógicas, éticas e críticas cada vez mais complexas. Em particular, a IA representa desafios e possibilidades disruptivas para as instituições de ensino superior e, sobretudo, para o corpo docente. Este estudo tem como objetivo investigar como a formação docente no ensino superior pode ser aprimorada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades decorrentes da integração da Inteligência Artificial nas práticas educativas. Metodologicamente, caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa, básica e caráter exploratório-descritivo. Para tanto, foram consultadas bases de dados como ERIC, SciELO e o Portal de Periódicos da CAPES, utilizando descritores controlados (“Inteligência Artificial Generativa”, “formação docente”, “universidade” e “TIC”) e combinados através de operadores booleanos. O referencial teórico apoia-se em estudos recentes e nas diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023). Os resultados refletem sobre a necessidade de uma formação docente que articule ética, inovação e criticidade, face a integração da IA como recurso pedagógico estratégico. De forma a contribuir com a transição do giz à IA ocorra de forma consciente e a serviço da qualidade do ensino superior.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa; Formação docente; Ensino superior; TDIC. |
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