4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

DO GIZ À IA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Mx Luiz Carlos Sacramento da Luz (UFBA)Dr Maria Thereza Ávila Dantas Coelho (UFBA)Dr Eniel Espirito Santo (UFRB)

Description

A crescente inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, mais recentemente, da Inteligência Artificial Generativa (IAG), tem provocado transformações profundas no ensino superior, exigindo que docentes e instituições revisitem concepções, metodologias e práticas pedagógicas. Nesse contexto, emergem desafios relacionados ao reposicionamento do papel do professor, aos processos pedagógicos e à produção de conhecimento em um ecossistema educacional marcado pela instabilidade e pela aceleração tecnológica. A passagem simbólica “do giz à inteligência artificial” expressa a transição de modelos tradicionais de ensino para ambientes permeados por tecnologias digitais que demandam competências pedagógicas, éticas e críticas cada vez mais complexas. Em particular, a IA representa desafios e possibilidades disruptivas para as instituições de ensino superior e, sobretudo, para o corpo docente. Este estudo tem como objetivo investigar como a formação docente no ensino superior pode ser aprimorada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades decorrentes da integração da Inteligência Artificial nas práticas educativas. Metodologicamente, caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa, básica e caráter exploratório-descritivo. Para tanto, foram consultadas bases de dados como ERIC, SciELO e o Portal de Periódicos da CAPES, utilizando descritores controlados (“Inteligência Artificial Generativa”, “formação docente”, “universidade” e “TIC”) e combinados através de operadores booleanos. O referencial teórico apoia-se em estudos recentes e nas diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023). Os resultados refletem sobre a necessidade de uma formação docente que articule ética, inovação e criticidade, face a integração da IA como recurso pedagógico estratégico. De forma a contribuir com a transição do giz à IA ocorra de forma consciente e a serviço da qualidade do ensino superior.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; Formação docente; Ensino superior; TDIC.

Authors

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