4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA CRIATIVA: DÁDIVA, ÉTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speakers

Luyana Adrielle Almeida LadislauMrs Nátalia Fernandes Cardozo

Description

Este trabalho propõe refletir sobre a integração da inteligência artificial na escrita criativa, compreendendo-a como prática educativa orientada pela lógica da dádiva. O ponto de partida é a tríade dar, receber e retribuir, utilizada aqui como instrumento analítico para pensar as mediações tecnológicas no ensino superior. A inteligência artificial é entendida como oferta tecnológica (dar), que, ao ser apropriada pelo estudante (receber), demanda uma retribuição crítica e criativa capaz de transformar o processo de aprendizagem em reconhecimento e pertencimento. Quando o ciclo é interrompido, produz-se silenciamento e exclusão, aproximando-se das dinâmicas do estigma. A pesquisa adota como metodologia uma revisão bibliográfica transdisciplinar, articulando sociologia da cultura, literatura crítica, estudos da educação. A análise indica que a inteligência artificial pode operar como tecnologia de vínculo simbólico, legitimando existências e ampliando vozes historicamente marginalizadas, desde que inserida em projetos pedagógicos críticos e inclusivos. Entretanto, também emergem riscos éticos: a automatização da criatividade pode fragilizar o reconhecimento intersubjetivo e reduzir a reciprocidade que sustenta a experiência educativa. Ao ser utilizada de forma reflexiva e dialógica, a inteligência artificial pode ser compreendida como um mana contemporâneo, isto é, uma força simbólica que reforça laços sociais e reconhece singularidades criativas atravessadas por contextos políticos, psíquicos e sociais. Conclui-se que sua eficácia depende da reciprocidade ética entre humanos e tecnologias, evitando assim, que se converta em instrumento de silenciamento ou de controle. Dessa forma, a reflexão contribui para o debate sobre inovação pedagógica, inclusão e ética no ensino superior, situando a inteligência artificial no campo da dádiva e da alteridade como uma ferramenta de escrita, mediação e também de validação dos sujeitos.

Palavras-chave Inteligência artificial; Experiência Educativa; Dádiva; Escrita Criativa

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