Speakers
Description
Este trabalho propõe refletir sobre a integração da inteligência artificial na escrita criativa, compreendendo-a como prática educativa orientada pela lógica da dádiva. O ponto de partida é a tríade dar, receber e retribuir, utilizada aqui como instrumento analítico para pensar as mediações tecnológicas no ensino superior. A inteligência artificial é entendida como oferta tecnológica (dar), que, ao ser apropriada pelo estudante (receber), demanda uma retribuição crítica e criativa capaz de transformar o processo de aprendizagem em reconhecimento e pertencimento. Quando o ciclo é interrompido, produz-se silenciamento e exclusão, aproximando-se das dinâmicas do estigma. A pesquisa adota como metodologia uma revisão bibliográfica transdisciplinar, articulando sociologia da cultura, literatura crítica, estudos da educação. A análise indica que a inteligência artificial pode operar como tecnologia de vínculo simbólico, legitimando existências e ampliando vozes historicamente marginalizadas, desde que inserida em projetos pedagógicos críticos e inclusivos. Entretanto, também emergem riscos éticos: a automatização da criatividade pode fragilizar o reconhecimento intersubjetivo e reduzir a reciprocidade que sustenta a experiência educativa. Ao ser utilizada de forma reflexiva e dialógica, a inteligência artificial pode ser compreendida como um mana contemporâneo, isto é, uma força simbólica que reforça laços sociais e reconhece singularidades criativas atravessadas por contextos políticos, psíquicos e sociais. Conclui-se que sua eficácia depende da reciprocidade ética entre humanos e tecnologias, evitando assim, que se converta em instrumento de silenciamento ou de controle. Dessa forma, a reflexão contribui para o debate sobre inovação pedagógica, inclusão e ética no ensino superior, situando a inteligência artificial no campo da dádiva e da alteridade como uma ferramenta de escrita, mediação e também de validação dos sujeitos.
Palavras-chave | Inteligência artificial; Experiência Educativa; Dádiva; Escrita Criativa |
---|