4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Integração da IA no Ensino Superior: análises da dinâmica Tá na Rede na formação de pedagogas

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speakers

Ms Bethania Medeiros Geremias (Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Educação)Ms Ligia Gonçalves Honório de Oliveira (Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Educação)

Description

A integração da Inteligência Artificial (IA) na Educação Superior tem gerado imenso debate. Pesquisas nesse âmbito refletem a urgência de analisarmos suas implicações. Assim, estamos desenvolvendo a pesquisa "Integração e exploração crítica de ferramentas de IA no ensino: mapeamento, estratégias didáticas e análise de seus efeitos na prática educativa universitária" (CNPQ - Parecer CEP/UFV 7.283.425) para compreender o uso da IA como instrumento mediador no ensino-aprendizagem e identificar atividades que agreguem conhecimento para professores e estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa. Uma atividade específica, "Tá na rede", elaborada pela coordenadora do projeto e docente da disciplina Tecnologias na Educação, foi desenvolvida com os estudantes matriculados e gerou produtos que estão sendo analisados em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A metodologia é qualitativa e documental, analisando reportagens de mídia selecionadas por dez grupos de estudantes sobre “IA e seus produtos - foco chatbots - no ensino e na educação em geral”. Os grupos elaboraram análises críticas guiadas por um roteiro, abordando objetivos, tom, fontes, ética, benefícios, desafios, implicações para professores e alunos, futuro e público-alvo. A análise do corpus é fundamentada na Análise do Discurso (Orlandi e Pêcheux), Teoria Crítica da Tecnologia (Feenberg) e Pedagogia Crítica (Freire). Identificou-se uma pluralidade de posicionamentos nas reportagens sobre IA na educação, com predominância de discursos alinhados ao determinismo tecnológico: eficiência, personalização e otimização do tempo. Porém, são observadas perspectivas críticas, alertando para riscos: padronização, desumanização, vieses algorítmicos e erosão do pensamento crítico. Conclui-se que esta é uma experiência formativa relevante, com potencial de promover a leitura crítica das mídias e a compreensão das disputas ideológicas em torno da IA na educação. O papel do educador como mediador e promotor de leituras críticas é indispensável, pois a IA, embora amplie horizontes, não substitui a dimensão humana, ética e afetiva da educação.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Educação Superior; Tá na rede.

Author

Ms Ligia Gonçalves Honório de Oliveira (Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Educação)

Co-author

Ms Bethania Medeiros Geremias (Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Educação)

Presentation materials

There are no materials yet.