4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Uma Nova Forma de Comunicação: A Utilização de Interfaces Cérebro-Computador como Ferramenta para Personalização do Ensino Superior.

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

João Paulo de Oliveira Macedo (Universidade Estadual de Campinas)

Description

Atualmente, a sociedade vive um momento singular em sua história, marcado pela quebra do paradigma da comunicação humana e pela evolução exponencial das tecnologias da informação. Nesse sentido, é crucial que novas competências educacionais sejam desenvolvidas, fornecendo aos estudantes maneiras de interagir com um mundo tão diverso e difuso. Além da velocidade tecnológica, impulsionada pelo desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial), observa-se uma crescente neurodivergência entre os estudantes do ensino superior. Estabelecer ferramentas que promovam o desenvolvimento dessas competências educacionais é fundamental para o amplo aproveitamento dos alunos. Com base nesses aspectos, este trabalho propõe a adoção de uma interface cérebro-computador para a geração de feedbacks neurais tanto para o aluno quanto para o professor, além de uma nova forma de comunicação entre o ser humano e os modelos computacionais emergentes. A proposta envolve a implementação de uma interface cérebro-computador baseada em eletroencefalograma (EEG), que modela vetorialmente os sinais captados do cérebro, incorporando os resultados a grandes modelos de linguagem (LLM) e ao processo de geração aumentada por recuperação (RAG). Essa abordagem metodológica permitirá a avaliação das dificuldades individuais dos alunos, além da possibilidade de implementação de propostas pedagógicas personalizadas. Com essa abordagem, é possível reduzir as diferenças entre grupos distintos, seja por deficiências físicas ou neurológicas. Ao facilitar a comunicação entre o cérebro e o computador, e ao auxiliar nas capacidades motoras e cognitivas, essa tecnologia tem o potencial de revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, personalizando a experiência educacional conforme as necessidades específicas de cada aluno.

Palavras-chave Interfaces cérebro-computador, inteligência artificial, tecnologias digitais, processo de ensino-aprendizagem, metodologias ativas.

Author

João Paulo de Oliveira Macedo (Universidade Estadual de Campinas)

Co-authors

Dr Gilmar Barreto (Universidade Estadual de Campinas) Dr Paulo Victor de Oliveira Miguel (Universidade Estadual de Campinas)

Presentation materials

There are no materials yet.