4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

IMPLEMENTAÇÃO PIONEIRA DA DISCIPLINA SAÚDE DIGITAL NO CURRÍCULO MÉDICO DA UNICAMP

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

CASSIO CARDOSO FILHO (UNICAMP)

Description

A incorporação de competências digitais e o uso ético da inteligência artificial representam um desafio central para a educação médica contemporânea. Nesse contexto, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp implantou em 2025 a disciplina obrigatória MD237 – Saúde Digital, iniciativa pioneira no país. A ação surgiu da necessidade de preparar estudantes de medicina para lidar de forma crítica, segura e criativa com tecnologias aplicadas à prática clínica.

O objetivo principal foi desenvolver competências relacionadas à gestão de dados em saúde, prontuários eletrônicos, análise de big data, inteligência artificial, dispositivos vestíveis, redes sociais e telessaúde, sempre integrando os aspectos éticos, legais e práticos.

A experiência foi estruturada em dois módulos (Tecnologias da Informação e Telessaúde), totalizando 60 horas, com atividades presenciais, práticas em simulação, videoaulas e seminários. O corpo docente foi composto por professores de diferentes institutos da Unicamp (Medicina, Computação, Matemática) e contou com parcerias externas em inovação digital em saúde.

Os resultados percebidos incluem o engajamento dos estudantes diante da interdisciplinaridade, a apropriação de conceitos de análise de dados aplicados à prática clínica e a ampliação da visão crítica sobre o uso da inteligência artificial na medicina. Entre os desafios, destacam-se a necessidade de formação continuada dos docentes, a rápida atualização frente às mudanças tecnológicas e a integração da disciplina às demais áreas do curso.

Conclui-se que a experiência evidencia a viabilidade e relevância da curricularização da saúde digital no ensino médico, representando um passo significativo na preparação de futuros profissionais para um cenário de crescente digitalização da saúde.

Palavras-chave Saúde digital; Inteligência artificial; Telessaúde; Educação médica; Inovação curricular.

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