4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os Espaços Coletivos na EAD: A Desfiguração do Fórum de Discussões

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Luís Rogério da Silva (Universidade de São Paulo - Instituto de Física)

Description

A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) nos sistemas educacionais, seja como mediador interdisciplinar ou componente curricular, impõe uma reavaliação crítica das metodologias e tecnologias consolidadas na educação virtual e híbrida. Este artigo investiga os impactos disruptivos dos chatbots de IAGen sobre uma destas ferramentas fundamentais: o fórum de discussões em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Partindo de uma análise longitudinal de disciplinas de graduação EAD e da percepção de facilitadores e supervisores obtida por meio do desenho misto convergente paralelo com emprego de formulários de questões objetivas e discursivas, a pesquisa demonstra que a relação entre chatbots e fóruns é de concorrência, não de complementaridade. Enquanto os chats atendem demandas individuais com respostas imediatas, os fóruns são desenhados para a construção colaborativa e dialógica do conhecimento. Os resultados evidenciam uma clara correlação de declínio do uso do fórum em concomitância com a crescente adesão à IAGen, o que configura um processo de desfiguração do espaço coletivo. Este fenômeno sinaliza a urgência de se repensar o design instrucional e as metodologias de avaliação online, questionando como preservar a aprendizagem colaborativa na era da IA. O estudo conclui prenunciando a emergência de modelos híbridos de interação e aponta para a necessidade de inovações que, além de integrar a tecnologia, garantam a transparência, a autoria discente e a ética no cerne das comunidades de aprendizagem online. Esta discussão alinha-se diretamente com a trilha temática ao analisar como uma inovação tecnológica desestabiliza práticas pedagógicas e exige a reinvenção de metodologias para a educação virtual.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; Educação a Distância; Fóruns de Discussão; Aprendizagem Colaborativa; Inovação Metodológica; Design Instrucional.

Author

Luís Rogério da Silva (Universidade de São Paulo - Instituto de Física)

Co-author

Dr ELIANE GONCALVES (Universidade de São Paulo)

Presentation materials

There are no materials yet.