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A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) nos sistemas educacionais, seja como mediador interdisciplinar ou componente curricular, impõe uma reavaliação crítica das metodologias e tecnologias consolidadas na educação virtual e híbrida. Este artigo investiga os impactos disruptivos dos chatbots de IAGen sobre uma destas ferramentas fundamentais: o fórum de discussões em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Partindo de uma análise longitudinal de disciplinas de graduação EAD e da percepção de facilitadores e supervisores obtida por meio do desenho misto convergente paralelo com emprego de formulários de questões objetivas e discursivas, a pesquisa demonstra que a relação entre chatbots e fóruns é de concorrência, não de complementaridade. Enquanto os chats atendem demandas individuais com respostas imediatas, os fóruns são desenhados para a construção colaborativa e dialógica do conhecimento. Os resultados evidenciam uma clara correlação de declínio do uso do fórum em concomitância com a crescente adesão à IAGen, o que configura um processo de desfiguração do espaço coletivo. Este fenômeno sinaliza a urgência de se repensar o design instrucional e as metodologias de avaliação online, questionando como preservar a aprendizagem colaborativa na era da IA. O estudo conclui prenunciando a emergência de modelos híbridos de interação e aponta para a necessidade de inovações que, além de integrar a tecnologia, garantam a transparência, a autoria discente e a ética no cerne das comunidades de aprendizagem online. Esta discussão alinha-se diretamente com a trilha temática ao analisar como uma inovação tecnológica desestabiliza práticas pedagógicas e exige a reinvenção de metodologias para a educação virtual.
Palavras-chave | Inteligência Artificial Generativa; Educação a Distância; Fóruns de Discussão; Aprendizagem Colaborativa; Inovação Metodológica; Design Instrucional. |
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