4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS SOB A ÓTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mx Cecília Abrahão Nascimento de Santi (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará)

Description

Este estudo investiga o uso da inteligência artificial em repositórios institucionais sob a ótica das tecnologias digitais na Educação Superior. Tem-se como problema de pesquisa: como a inteligência artificial tem sido discutida na literatura da Ciência da Informação em sua relação com os repositórios institucionais enquanto tecnologias digitais na Educação Superior? O objetivo é mapear a produção científica sobre o tema, identificando tendências, potencialidades e lacunas de investigação. A metodologia consiste em uma análise bibliométrica realizada em bases de dados da área da Ciência da Informação, incluindo Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA), no recorte temporal dos últimos cinco anos. Foram analisados indicadores como ano de publicação, autoria, instituições, países, periódicos e palavras-chave. Os resultados indicam crescimento gradual da literatura, com maior concentração a partir de 2020, destacando-se discussões sobre automação de processos, metadados e competências digitais. Contudo, também evidenciam-se lacunas significativas, como a escassez de estudos empíricos diretamente aplicados a repositórios institucionais e de análises que aprofundem a integração da inteligência artificial nesses ambientes. Conclui-se que a integração da inteligência artificial a repositórios institucionais, situada no contexto das tecnologias digitais, configura-se como uma oportunidade de inovação curricular e de aprimoramento das competências digitais no Ensino Superior.

Palavras-chave inteligência artificial; repositórios institucionais; tecnologias digitais; educação superior

Author

Mx Cecília Abrahão Nascimento de Santi (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará)

Co-author

Dr Franciele Marques Redigolo (Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp)

Presentation materials

There are no materials yet.