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Este estudo investiga o uso da inteligência artificial em repositórios institucionais sob a ótica das tecnologias digitais na Educação Superior. Tem-se como problema de pesquisa: como a inteligência artificial tem sido discutida na literatura da Ciência da Informação em sua relação com os repositórios institucionais enquanto tecnologias digitais na Educação Superior? O objetivo é mapear a produção científica sobre o tema, identificando tendências, potencialidades e lacunas de investigação. A metodologia consiste em uma análise bibliométrica realizada em bases de dados da área da Ciência da Informação, incluindo Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA), no recorte temporal dos últimos cinco anos. Foram analisados indicadores como ano de publicação, autoria, instituições, países, periódicos e palavras-chave. Os resultados indicam crescimento gradual da literatura, com maior concentração a partir de 2020, destacando-se discussões sobre automação de processos, metadados e competências digitais. Contudo, também evidenciam-se lacunas significativas, como a escassez de estudos empíricos diretamente aplicados a repositórios institucionais e de análises que aprofundem a integração da inteligência artificial nesses ambientes. Conclui-se que a integração da inteligência artificial a repositórios institucionais, situada no contexto das tecnologias digitais, configura-se como uma oportunidade de inovação curricular e de aprimoramento das competências digitais no Ensino Superior.
Palavras-chave | inteligência artificial; repositórios institucionais; tecnologias digitais; educação superior |
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