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Este relato de experiência apresenta resultados de uma pesquisa conduzida durante o seminário híbrido "Inteligência Artificial na Educação: conceitos, desafios e práticas pedagógicas", realizado no primeiro semestre de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, com 30 horas, para estudantes de mestrado e doutorado de diversas instituições brasileiras. O curso buscou proporcionar aos participantes uma compreensão da aplicação da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação, equilibrando conhecimentos teóricos com a prática, incentivando uma discussão ética e reflexiva sobre o uso dessas tecnologias no contexto educativo. A pesquisa teve como objetivo investigar se o curso de curta duração foi capaz de alterar percepções e intenções de uso da IA na formação docente, promovendo apropriação crítica. A experiência combinou aulas presenciais, videoconferências e atividades no ambiente Moodle, com seminários, debates éticos e projetos práticos. Questionários idênticos pré e pós-seminário, avaliando confiança, relevância, serviço à sociedade, letramento em IA e busca por informação, indicaram aumento médio de 0,23 na percepção do potencial social da IA e de 0,32 na intenção de uso pedagógico, com maior familiaridade em ferramentas práticas. As respostas qualitativas revelaram uma transição da insegurança inicial para um otimismo crítico, com reconhecimento do potencial pedagógico da IA, embora desafios éticos tenham persistido. A abordagem híbrida estimulou reflexões críticas sobre a IA na educação, mas a curta duração do curso limitou o desenvolvimento de competências práticas, apontando a necessidade de formações continuadas para integrar inovações tecnológicas de maneira reflexiva e responsável no ensino superior.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Ensino Superior; Formação Docente; Letramento Digital; Tecnologias Digitais. |
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