4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Labmentor: Agente Conversacional com Inteligência Artificial para Mediação em Laboratórios Remotos Educacionais

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speakers

Mr Evandro Machado Pereira (UFRS - CAMPUS ARARANGUÁ) Jamila Santos KhalifaDr Ivana Camejo (UNICAMP)Dr Alice Melo Ribeiro (UnB)Dr Juarez Bento da Silva (UFRS - CAMPUS ARARANGUÁ)

Description

O acesso a laboratórios de ciências ainda é limitado em muitas instituições de ensino, especialmente nas escolas públicas brasileiras, devido a custos elevados e escassez de infraestrutura. Nesse cenário, os laboratórios remotos surgem como alternativa viável, permitindo a realização de experimentos reais via internet. No entanto, a simples disponibilização desses ambientes não garante a aprendizagem efetiva, sendo necessária a mediação pedagógica estruturada. Este projeto propõe a integração do Labmentor, um agente conversacional baseado em inteligência artificial, voltado ao suporte, orientação e mediação em experimentos remotos, nesses laboratórios. O sistema será integrado a plataformas já consolidadas, como RELLE (UFSC), PIL@B (UnB) e LTE (Unicamp), oferecendo instruções, explicações e feedback em tempo real durante a execução dos experimentos. A metodologia do projeto envolve quatro etapas: planejamento, treinamento, avaliação e sustentabilidade, com a participação de equipes multidisciplinares. Espera-se que o Labmentor promova maior autonomia, engajamento e acessibilidade para estudantes e professores, fortalecendo a aprendizagem científica e ampliando o alcance da experimentação em contextos educacionais diversos. A iniciativa contribui para a inclusão digital e para a democratização do ensino de Ciências, aliando inovação tecnológica a práticas pedagógicas eficazes.

Palavras-chave Laboratórios remotos; Inteligência Artificial; Agente Conversacional; Ensino de Ciências; Inclusão Digital; Educação Inovadora.

Authors

Mr Evandro Machado Pereira (UFRS - CAMPUS ARARANGUÁ) Jamila Santos Khalifa Dr Ivana Camejo (UNICAMP) Dr Alice Melo Ribeiro (UnB) Dr Juarez Bento da Silva (UFRS - CAMPUS ARARANGUÁ)

Presentation materials

There are no materials yet.