4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Comunidade Digital: perfilar da arte do ensino em videoaulas síncronas

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Paulo Henrique Vieira de Macedo (Universidade do Vale do Taquari / Doutorando em Ensino)

Description

O presente estudo parte das vivências de um pesquisador imergido numa sala de aula virtual como lócus de uma pesquisa de Doutorado na Área de Ensino em um Curso de Licenciatura na modalidade a distância. Nesse intuito, o objetivo visa destacar as principais vivências observadas na comunidade virtual com percepções advindas de um grupo de cinco professores formadores durante o preparo e condução das videoaulas síncronas. Nesse sentido, a metodologia utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, com aporte na Fenomenologia, como instrumento de coleta de dados observações diretas em um diário de campo, que partiram da análise textual discursiva. Os resultados destacam alguns pontos que não se limitam ao expresso nesta escrita. No entanto, desenham significados que envolvem particularidades, com destaque para as seguintes percepções: a presença de uma comunidade digital, com ação pedagógica interligada ao compromisso, proficiência estimula a capacidade de instigar participação dos acadêmicos; o retorno atento causa um “efeito dominó” nas hipóteses lançadas durante as videoaulas pelos acadêmicos. Este canal tangência a bidirecionalidade, num processo de ensinagem, em que ambos participantes acabam sendo contagiados, até mesmo aqueles que ficam em silêncio durante as incessantes provocações, simulações e caminhos que são compartilhados pelos professores formadores. Dito isso, os fatos encaminham-se para multiplicidade de oportunidades que possibilitam alargar o conceito de ensino sobre a égide de um perfilar envolvendo a arte, estética e lógica para a posterior tomada de decisões durante a realização das atividades propostas na sala de aula virtual para os acadêmicos.

Palavras-chave Ensino; Professor formador; Videoaulas; Aprendizagem; Educação Virtual.

Author

Paulo Henrique Vieira de Macedo (Universidade do Vale do Taquari / Doutorando em Ensino)

Co-authors

Dr Cláudia Inês Honr (Professora Universitária) Ms Miriam Magedanz (Acadêmica) Dr Rogério José Schuck (Professor Universitário) Mx Yuri Jorge Almeida da Silva (Acadêmico Doutorado em Ensino)

Presentation materials

There are no materials yet.