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Description
O presente estudo parte das vivências de um pesquisador imergido numa sala de aula virtual como lócus de uma pesquisa de Doutorado na Área de Ensino em um Curso de Licenciatura na modalidade a distância. Nesse intuito, o objetivo visa destacar as principais vivências observadas na comunidade virtual com percepções advindas de um grupo de cinco professores formadores durante o preparo e condução das videoaulas síncronas. Nesse sentido, a metodologia utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, com aporte na Fenomenologia, como instrumento de coleta de dados observações diretas em um diário de campo, que partiram da análise textual discursiva. Os resultados destacam alguns pontos que não se limitam ao expresso nesta escrita. No entanto, desenham significados que envolvem particularidades, com destaque para as seguintes percepções: a presença de uma comunidade digital, com ação pedagógica interligada ao compromisso, proficiência estimula a capacidade de instigar participação dos acadêmicos; o retorno atento causa um “efeito dominó” nas hipóteses lançadas durante as videoaulas pelos acadêmicos. Este canal tangência a bidirecionalidade, num processo de ensinagem, em que ambos participantes acabam sendo contagiados, até mesmo aqueles que ficam em silêncio durante as incessantes provocações, simulações e caminhos que são compartilhados pelos professores formadores. Dito isso, os fatos encaminham-se para multiplicidade de oportunidades que possibilitam alargar o conceito de ensino sobre a égide de um perfilar envolvendo a arte, estética e lógica para a posterior tomada de decisões durante a realização das atividades propostas na sala de aula virtual para os acadêmicos.
Palavras-chave | Ensino; Professor formador; Videoaulas; Aprendizagem; Educação Virtual. |
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