4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Desafios curriculares para a formação de professores em tempos de inteligência artificial: o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre tecnologias?

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia

Speaker

Dr Leyvijane Albuquerque de Araújo (Universidade de Brasília (UnB))

Description

Com o avanço da ciência globalizada e da Inteligência Artificial (IA), torna-se relevante discutir os conteúdos curriculares na área de tecnologias presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura destinados à formação de professores. Segundo discussões recentes realizadas em eventos de educação, estudiosos acreditam que a inserção do ensino sobre inteligência artificial pode ser considerada desde a educação básica, abrangendo o ensino médio e, possivelmente, o fundamental. Conforme Sacristán apresenta na obra “Saberes e incertezas sobre o currículo” (2013), todas as sociedades são caracterizadas como sociedades do conhecimento, sendo que educação e currículo acompanham transformações sociais e culturais. Pierre Lévy, em "As tecnologias da inteligência" (1993), destaca a interface entre homem e máquina como um modo de comunicação entre sistemas informatizados e humanos. Dessa forma, as universidades desempenham um papel significativo na formação de professores que atuarão com estudantes em um contexto híbrido, no qual a IA está presente. O trabalho, fundamentado em pesquisa documental e bibliográfica, descreve um panorama histórico do surgimento da IA, apresenta reflexões sobre desafios futuros para os cursos de licenciaturas na formação de professores e observa uma tendência crescente ao uso de tecnologias em modalidades integradas, conforme estabelecido pela Portaria/MEC nº. 2.117 de 06/12/2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária de educação a distância em cursos presenciais de graduação ofertados por instituições de ensino superior. Ademais, verificamos o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) instituídas pela Resolução CNE/CP nº 4/2024 a respeito das tecnologias para a formação de professores para a educação básica.

Palavras-chave desafios curriculares; formação de professores; diretrizes curriculares nacionais; tecnologias.

Author

Dr Leyvijane Albuquerque de Araújo (Universidade de Brasília (UnB))

Presentation materials

There are no materials yet.