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As novas tecnologias generativas de texto, englobadas conceitualmente na definição de Inteligência Artificial (IA), tem tomado uma parte dos processos educacionais nos mais diferentes níveis. Desde o uso como ferramenta em sala de aula, de metodologias ativas, até a determinação dela como ferramenta de produzir todas as tarefas acadêmicas. O uso de ferramentas de IA tem afetado o processo educacional no ensino superior, principalmente no desenvolvimento de atividades avaliativas das disciplinas, considerando propostas que fogem do modelo tradicional de prova individual. Nesse sentido, esse trabalho busca compreender os impactos da IA nas possibilidades de escolhas de instrumentos avaliativos das disciplinas de graduação na educação superior. O trabalho é de caráter teórico e reflexivo, aprofundando uma análise sobre as principais formas de avaliação das disciplinas de cursos de graduação por docentes universitários. Através de dados de utilização do ChatGPT, é notável que o aumento expressivo no uso da ferramenta de IA generativa textual nos períodos de encerramento de semestre universitário sugere que os estudantes universitários têm utilizado a ferramenta de IA como parte essencial do desenvolvimento de trabalhos avaliativos. Desse modo, surge um novo paradigma sobre a avaliação das disciplinas no ensino superior. Enquanto as críticas ao modelo tradicional enquanto prática ultrapassada e pouco eficaz, os métodos de avaliação continuada e com produção constante estão perdendo sua relevância nesse novo contexto. Concluindo, é necessária uma reestruturação coletiva que discuta novos modos de avaliar as disciplinas dos cursos de graduação são essenciais para garantir a qualidade e a aprendizagem nos ambientes do ensino superior.
| Palavras-chave | Ensino Superior; Avaliação; Inteligência Artificial; Pedagogia Universitária. |
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