4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CAPITAL E CONHECIMENTO: PROBLEMATIZAÇÕES CRÍTICAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Lucas da Silveira Andrade (Universidade São Francisco)

Description

A chamada Inteligência Artificial (IA) tornou-se símbolo de inovação tecnológica e promessa de eficiência, mas carrega implicações críticas ao ser apropriada pela lógica do capital. Mais do que ferramenta, a IA representa uma mudança paradigmática na estrutura do conhecimento, transformando inteligência em performance algorítmica e reduzindo o sujeito a operador. Inspirando-se nas reflexões de Hugo Assmann, Franz Hinkelammert e Paulo Freire, o estudo evidencia como a racionalidade técnica, quando desvinculada de uma ética libertadora, assume caráter fetichista: a tecnologia aparece como solução universal, mas serve prioritariamente à expansão do lucro, à produtividade e ao controle social. Essa dinâmica desloca o debate das condições estruturais do trabalho para a suposta inevitabilidade tecnológica, alimentando medos de substituição e precarização. Nesse contexto, o papel do docente é central: cabe-lhe problematizar o uso da IA na formação crítica, desmontar mitos tecnocientíficos e resgatar a dimensão ética do conhecimento. Inspirado no pensamento freireano, o educador deve cultivar consciência crítica, promovendo uma educação em que a técnica esteja a serviço da vida, da justiça e da emancipação, e não submetida à lógica instrumental do capital.

Palavras-chave nteligência Artificial; Capital; Conhecimento; Docência; Emancipação.

Author

Lucas da Silveira Andrade (Universidade São Francisco)

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