4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Painel Delphi como metodologia para validação de quadros de referência em competências digitais

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speaker

Cassio Santos (Universidade de Lisboa)

Description

A ampla incorporação da tecnologia nos processos educativos e a exigência de docentes com competências digitais consolidadas evidenciam a relevância de quadros de referência voltados a esse domínio. A validação sistemática desses quadros constitui uma etapa crucial para assegurar coerência pedagógica e utilidade prática. Este artigo analisa o uso do painel Delphi como estratégia metodológica para a validação de quadros de competências digitais, apontando suas potencialidades e aplicações específicas. Na validação de referenciais, o painel Delphi possibilita a apreciação de diferentes dimensões, como a pertinência de novas competências, a adequação de títulos e descrições, a articulação com atividades pedagógicas e a definição de níveis de proficiência. O processo combina dados quantitativos, obtidos a partir de julgamentos de adequação, e contribuições qualitativas, expressas nas sugestões de reformulação. Há distintas modalidades de Delphi: o clássico, baseado em várias rodadas sucessivas de consulta; o modificado, que pode iniciar a partir de questionários derivados da literatura; e versões mais recentes, como o Delphi em tempo real e o Delphi em grupo, que introduzem feedback imediato ou interações presenciais para aprofundar a discussão e a justificativa das avaliações. Mais do que a simples obtenção de consenso, o painel Delphi configura-se como um processo iterativo de construção coletiva, pautado por características como a anonimidade, que reduz a influência de pressões hierárquicas, e a realização de rodadas sucessivas, que favorecem a revisão crítica e o refinamento dos julgamentos. A seleção criteriosa de especialistas, com conhecimento e experiência comprovados, é determinante para assegurar a qualidade do processo, assim como a diversidade de perspectivas, que amplia a compreensão do objeto analisado. Conclui-se que o painel Delphi constitui um procedimento metodológico eficaz para validar quadros de competências digitais, favorecendo sua aderência às necessidades da educação contemporânea e contribuindo para os processos de inovação e transformação digital no ensino superior.

Palavras-chave Delphi, Quadros de Referência, Metodologia

Authors

Cassio Santos (Universidade de Lisboa) Dr Neuza Pedro (Universidade de Lisboa)

Presentation materials

There are no materials yet.