4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Integração da IA no processo de ensino-aprendizagem: a perspectiva da UNIVESP

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Jose Avelino Placca (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)

Description

A expansão do ensino a distância (EAD) no Brasil tem proporcionado novas oportunidades para repensar estratégias pedagógicas e incorporar recursos tecnológicos que ampliem o alcance e a qualidade da educação superior. Nesse cenário, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) — maior universidade virtual do país, com cerca de 90 mil alunos distribuídos em nove cursos de graduação — vem investindo na integração da Inteligência Artificial (IA) e de metodologias ativas ao seu processo de ensino-aprendizagem.
O modelo da Univesp baseia-se em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que centraliza conteúdos, interações e avaliações, e está conectado a diversas plataformas de programação, ferramentas colaborativas e recursos digitais interativos. A IA está sendo planejada para personalizar trilhas de estudo, sugerir conteúdos complementares, apoiar a correção automatizada de atividades e fornecer feedback imediato aos estudantes, incentivando o protagonismo na construção do conhecimento.
Entre as tecnologias a serem empregadas, destacam-se sistemas de tutoria inteligente, assistentes virtuais para suporte acadêmico e ferramentas de análise de dados educacionais (learning analytics), que permitem identificar dificuldades e propor intervenções pedagógicas mais assertivas. Além disso, todos os recursos são atualmente desenvolvidos com opções de acessibilidade, incluindo legendas, audiodescrição e Libras nos vídeos produzidos pela TV Univesp, garantindo inclusão e equidade no acesso ao conhecimento.
A iniciativa da Univesp fortalece ainda mais a tese de que a combinação de IA com metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e resolução de problemas, potencializa a interação, a autonomia e o engajamento dos estudantes. Ao mesmo tempo, reforça a necessidade de formação docente contínua para uso crítico e criativo dessas tecnologias, de modo a alinhar inovação e responsabilidade pedagógica.
Essa prática evidencia como a IA pode ser incorporada de forma estratégica no EAD, contribuindo para um ensino superior mais personalizado, inclusivo e preparado para os desafios da era digital.

Palavras-chave Ambiente Virtual de Aprendizagem, Learning analytics, Personalização do aprendizado

Author

Jose Avelino Placca (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)

Presentation materials

There are no materials yet.