4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
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SISTEMAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA ENSINO DIAGNÓSTICO INTELIGENTE NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

JOAO DANIEL DE SOUZA MENEZES (FAMERP)

Description

Introdução
Sistemas de inteligência artificial para apoio diagnóstico estão sendo integrados ao currículo médico para ensinar interpretação de exames, reconhecimento de padrões e tomada de decisão clínica. Estes sistemas oferecem casos virtuais adaptativos e feedback inteligente para desenvolver competências diagnósticas.
Objetivo
Analisar como sistemas de inteligência artificial são utilizados no ensino do diagnóstico médico, identificando ferramentas de apoio à decisão clínica, metodologias de ensino adaptativo e impactos no desenvolvimento do raciocínio diagnóstico dos estudantes.
Material e Métodos
Desenho: Revisão de escopo com metodologia sistemática Pergunta norteadora: Como sistemas de inteligência artificial são utilizados no ensino diagnóstico médico e quais competências clínicas são desenvolvidas? Bases de dados: PubMed e Scopus Descritores MeSH: "Artificial Intelligence"[MeSH] OR "Machine Learning"[MeSH] OR "Deep Learning"[MeSH] AND "Diagnosis, Computer-Assisted"[MeSH] OR "Decision Support Systems, Clinical"[MeSH] AND "Education, Medical"[MeSH] OR "Students, Medical"[MeSH] OR "Clinical Reasoning"[MeSH]. Período: 2016-2024 Critérios de inclusão: Estudos sobre sistemas de inteligência artificial no ensino diagnóstico médico Extração de dados: Sistemas de inteligência artificial utilizados, metodologias adaptativas, competências desenvolvidas, métricas de raciocínio clínico
Resultados Esperados
Mapeamento de sistemas de inteligência artificial diagnóstica educacionais, evidências de melhoria no raciocínio clínico, metodologias de ensino adaptativo mais eficazes e competências digitais desenvolvidas.
Conclusão
Orientará a integração de sistemas de inteligência artificial diagnóstica no currículo médico, garantindo formação adequada para trabalhar colaborativamente com tecnologias inteligentes na prática clínica.

Palavras-chave Inteligência artificial, Diagnóstico assistido, Ensino médico, Raciocínio clínico, Sistemas adaptativos

Authors

Co-authors

Prof. Camila Aline Lázaro (UNILAGO) EMERSON ROBERTO DOS SANTOS (FAMERP) JULIO CÉSAR ANDRÉ (FAMERP) Prof. Janaína Aparecida de Sales Floriano (FAMERP) Mikaell Alexandre Gouvea Faria (FAMERP) RITA DE CASSIA HELU MENDONÇA RIBEIRO (FAMERP) Renato Mendonça Ribeiro (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP))

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