4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O 'Copiloto Criativo' na Sala de Aula: Investigando o Impacto da IA Generativa na Dinâmica do Design Thinking para a Resolução de Problemas na Graduação

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Frederico Vilela Martins Parreira (UFTM / Consultoria Propria)

Description

A colaboração entre Design Thinking (DT) e Inteligência Artificial (IA) generativa oferece um caminho promissor para a inovação pedagógica no ensino superior. Este estudo investigou como a IA pode atuar como um "copiloto criativo" na resolução de problemas, avaliando sua influência nas etapas do DT na sala de aula. A hipótese de que a IA generativa, ao fornecer informações e expandir as possibilidades de análise, pode transformar a prática do DT. Para testar essa premissa, foi conduzido um experimento com 101 estudantes em workshops de DT na UFTM, divididos em quatro condições: grupos com IA, grupos sem IA, indivíduos com IA e indivíduos sem IA, analisando os resultados e as percepções dos participantes durante o processo.
Os resultados revelaram que a IA é percebida como um catalisador do processo, especialmente para estudantes com pouca experiência em DT, a análise demonstrou que a IA facilita a superação de bloqueios criativos e enriquece as fases do DT. Contudo, a pesquisa vai além da eficiência, explorando a colaboração humano-IA. As análises indicaram que a eficácia da ferramenta está ligada à habilidade do usuário de interagir com a IA, emergindo a necessidade de um "piloto humano", pois a IA reduz a carga processual, acelerando a pesquisa e a estruturação de ideias, mas a curadoria, a validação e a tomada de decisão requerem um humano.
O trabalho conclui que a IA generativa não deve ser vista como uma substituta para o estudante, mas como uma parceiro, ela potencializa o processo oferecendo uma "mente a mais", essa integração bem-sucedida da IA na educação superior exige um equilíbrio entre o potencial de automação e o foco na empatia e no pensamento crítico, isso reforça a necessidade de preparar os alunos para essa sinergia, transformando a IA em uma ferramenta ativa na educação

Palavras-chave Inteligencia Artificial, Design Thinking, Colaboração Humano-IA, Criatividade, Experiência

Author

Frederico Vilela Martins Parreira (UFTM / Consultoria Propria)

Co-authors

Walteno Martins Parreira Júnior (Instituto Federal do Triangulo Mineiro) Dr Douglas Moura Miranda (UFTM)

Presentation materials

There are no materials yet.