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Este relato de experiência apresenta o percurso de estudo e pesquisa desenvolvido ao longo de 2025, voltado à análise das potencialidades do uso da Inteligência Artificial (IA) e do fortalecimento do pensamento crítico na formação de professores que atuam no ensino superior militar, em uma instituição responsável pela formação de aspirantes a cadetes do Exército Brasileiro. A investigação partiu da necessidade de compreender de que maneira as tecnologias emergentes podem contribuir para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e alinhado às exigências e especificidades do ambiente militar.
O estudo teve como referenciais a participação em cursos de capacitação ofertados pelo ambiente virtual de aprendizagem do Exército, leituras de textos, artigos e livros sobre Inteligência Artificial, Pensamento Crítico e Aprendizagem Criativa, além de interações com outros agentes educacionais, civis e militares. A reflexão destacou a relevância do pensamento crítico como competência fundamental ao professor contemporâneo, especialmente em instituições que demandam disciplina, liderança e capacidade de tomada de decisão. A integração entre IA e pensamento crítico mostrou-se promissora, uma vez que a tecnologia pode apoiar a análise de dados, a proposição de cenários e a elaboração de recursos didáticos diversificados, enquanto o pensamento crítico assegura a mediação consciente, ética e reflexiva dessas práticas.
Os resultados apontam que a formação docente no contexto militar requer não apenas domínio técnico dos conteúdos, mas também a apropriação de metodologias inovadoras que dialoguem com a cultura institucional e com os desafios da sociedade contemporânea. Ressalta-se, assim, a necessidade de implementação de ações de formação continuada para professores civis e militares no ensino superior do Exército Brasileiro. Essas iniciativas, atualmente em fase de elaboração e planejamento por gestores de ensino, configuram-se como um caminho estratégico para potencializar a prática pedagógica no âmbito militar.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Ensino Militar; Pensamento Crítico |
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