Speaker
Description
Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista na modalidade de Educação a Distância sobre metodologias ativas para aprendizagem significativa, realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle da Coordenadoria de Ensino a Distância - CEAD da Universidade Estado de Minas Gerais - UEMG, tem o intuito de socializar as experiências vivenciadas na oferta do curso, bem como os desafios e as reflexões pertinentes. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período de 2025, destacam a grande procura pelo tema, e uma participação efetiva dos cursistas. O curso teve como foco além da formação e do desenvolvimento pedagógico, a análise de transformações sociais e digitais no contexto da Inteligência Artificial - IA, a aplicação de estratégias como ensino híbrido, sala de aula invertida, gamificação e aprendizagem baseada em projetos, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Gamificação. |
---|