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Este trabalho discute estratégias de mediação pedagógica no que tange aos usos de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) por parte de graduandos. A utilização disseminada desses recursos e, muitas vezes, acrítica, tem colocado em discussão princípios da formação superior, como o desenvolvimento de habilidades de produção de textos e de leitura. Na perspectiva sociocultural dos letramentos, a leitura e a produção textual na universidade são práticas sociais complexas: exigem não só o acionamento de habilidades e a mobilização de conhecimentos específicos, mas, muito especialmente, a imersão de estudantes em práticas linguageiras significativas e a compreensão crítica do funcionamento das culturas disciplinares na universidade, os quais são bastante distintos entre si, como atestam, comparativamente, produções acadêmicas das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Exatas, por exemplo. Na perspectiva de metodologias ativas, propomos, dois eixos centrais de formação de graduandos, considerando o cenário de uso intenso de IAGen. O primeiro deles compõe um princípio formativo central do trabalho na graduação: reconhecer e mapear a natureza dos usos da IAGen pelos estudantes para produção de textos acadêmicos, para problematizar tais utilizações, em uma perspectiva crítica e ética. O segundo eixo, baseado na análise dos dados gerados no mapeamento mencionado, é a proposição de atividades sem uso de IAGen e de atividades que envolvam IAGen, acrescidas da avaliação das devolutivas realizadas pelas ferramentas digitais, com critérios que remetam à qualidade textual e à adequação ao gênero discursivo, explicitadas as condições de produção do texto (interlocutores, gênero, finalidade, cultura disciplinar etc.). Os eixos propostos se propõem a contribuir com um olhar que indaga os usos da IAGen na produção de textos, no intuito de garantir uma formação superior que se volte a ampliar habilidades de produção textual, problematizar o funcionamento discursivo das comunidades disciplinares e refletir eticamente sobre uso de recursos robóticos para produzir textos.
Palavras-chave | letramentos acadêmicos; IA Generativa; produção de textos; formação superior |
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