4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS E IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM PERSPECTIVA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

MÁRCIA MENDONÇA (UNICAMP)

Description

Este trabalho discute estratégias de mediação pedagógica no que tange aos usos de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) por parte de graduandos. A utilização disseminada desses recursos e, muitas vezes, acrítica, tem colocado em discussão princípios da formação superior, como o desenvolvimento de habilidades de produção de textos e de leitura. Na perspectiva sociocultural dos letramentos, a leitura e a produção textual na universidade são práticas sociais complexas: exigem não só o acionamento de habilidades e a mobilização de conhecimentos específicos, mas, muito especialmente, a imersão de estudantes em práticas linguageiras significativas e a compreensão crítica do funcionamento das culturas disciplinares na universidade, os quais são bastante distintos entre si, como atestam, comparativamente, produções acadêmicas das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Exatas, por exemplo. Na perspectiva de metodologias ativas, propomos, dois eixos centrais de formação de graduandos, considerando o cenário de uso intenso de IAGen. O primeiro deles compõe um princípio formativo central do trabalho na graduação: reconhecer e mapear a natureza dos usos da IAGen pelos estudantes para produção de textos acadêmicos, para problematizar tais utilizações, em uma perspectiva crítica e ética. O segundo eixo, baseado na análise dos dados gerados no mapeamento mencionado, é a proposição de atividades sem uso de IAGen e de atividades que envolvam IAGen, acrescidas da avaliação das devolutivas realizadas pelas ferramentas digitais, com critérios que remetam à qualidade textual e à adequação ao gênero discursivo, explicitadas as condições de produção do texto (interlocutores, gênero, finalidade, cultura disciplinar etc.). Os eixos propostos se propõem a contribuir com um olhar que indaga os usos da IAGen na produção de textos, no intuito de garantir uma formação superior que se volte a ampliar habilidades de produção textual, problematizar o funcionamento discursivo das comunidades disciplinares e refletir eticamente sobre uso de recursos robóticos para produzir textos.

Palavras-chave letramentos acadêmicos; IA Generativa; produção de textos; formação superior

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