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Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento do doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, cujo foco é investigar as competências digitais dos professores da Educação Profissional e Tecnológica que atuam em cursos de licenciaturas e compreender como tais competências impactam as práticas pedagógicas e o fazer docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em análise documental, bibliográfica e pesquisa-formação, com base em referenciais teóricos de pesquisadores nacionais e internacionais, além de documentos como o DigCompEdu - European Framework for the Digital Competence of Educators o Referencial de Saberes Digitais Docentes publicado pelo Ministérios da Educação; também está fundamentado em autores que investigam a pesquisa-formação. O estudo tem como objetivos específicos mapear as principais competências digitais demandadas aos professores da Educação Profissional e Tecnológica, analisar como essas competências são/estão integradas às práticas pedagógicas, identificar os desafios enfrentados na sua aplicação e propor um guia referencial com diretrizes pedagógicas para fomentar políticas de formação continuada em exercício no contexto dos Institutos Federais. O conceito de competência adotado considera a capacidade de mobilizar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA para atuar de forma efetiva e contextualizada, indo além do domínio técnico ou da simples execução de tarefas. Resultados preliminares obtidos a partir de um estudo exploratório de referências, entendido como levantamento sistemático de literatura e documentos para mapear conceitos e lacunas sobre o tema, indicam que as competências digitais dos docentes apresentam diferentes níveis de desenvolvimento e revelam lacunas que interferem na integração crítica das tecnologias às práticas educacionais. Evidencia-se a necessidade de políticas institucionais efetivas, formação continuada orientada por referenciais sólidos/efetivos/reflexivos e suporte pedagógico para que, de fato, o professor seja um agente transformador. Além disso, o estudo, em andamento, reforça que compreender a competência digital como prática reflexiva, ética e pedagógica é importante para qualificar o ensino e alinhar a Educação Profissional e Tecnológica às demandas contemporâneas da cultura digital.
Palavras-chave | Competências digitais, Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente |
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