4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA (Unversidade Federal do Paraná)

Description

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento do doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal do Paraná, cujo foco é investigar as competências digitais dos professores da Educação Profissional e Tecnológica que atuam em cursos de licenciaturas e compreender como tais competências impactam as práticas pedagógicas e o fazer docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em análise documental, bibliográfica e pesquisa-formação, com base em referenciais teóricos de pesquisadores nacionais e internacionais, além de documentos como o DigCompEdu - European Framework for the Digital Competence of Educators o Referencial de Saberes Digitais Docentes publicado pelo Ministérios da Educação; também está fundamentado em autores que investigam a pesquisa-formação. O estudo tem como objetivos específicos mapear as principais competências digitais demandadas aos professores da Educação Profissional e Tecnológica, analisar como essas competências são/estão integradas às práticas pedagógicas, identificar os desafios enfrentados na sua aplicação e propor um guia referencial com diretrizes pedagógicas para fomentar políticas de formação continuada em exercício no contexto dos Institutos Federais. O conceito de competência adotado considera a capacidade de mobilizar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - CHA para atuar de forma efetiva e contextualizada, indo além do domínio técnico ou da simples execução de tarefas. Resultados preliminares obtidos a partir de um estudo exploratório de referências, entendido como levantamento sistemático de literatura e documentos para mapear conceitos e lacunas sobre o tema, indicam que as competências digitais dos docentes apresentam diferentes níveis de desenvolvimento e revelam lacunas que interferem na integração crítica das tecnologias às práticas educacionais. Evidencia-se a necessidade de políticas institucionais efetivas, formação continuada orientada por referenciais sólidos/efetivos/reflexivos e suporte pedagógico para que, de fato, o professor seja um agente transformador. Além disso, o estudo, em andamento, reforça que compreender a competência digital como prática reflexiva, ética e pedagógica é importante para qualificar o ensino e alinhar a Educação Profissional e Tecnológica às demandas contemporâneas da cultura digital.

Palavras-chave Competências digitais, Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente

Author

ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA (Unversidade Federal do Paraná)

Co-author

Ms Gláucia da Silvo Brito (Unversidade Federal do Paraná)

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