4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS FAMILIARES DE USO DE TECNOLOGIAS DE IA POR INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

INES SIGNORINI (Unicamp)

Description

O objetivo desta comunicação é discutir o interesse da apreensão da sala de aula universitária como espaço pós-digital de aprendizagem, considerando que as tecnologias digitais, inclusive as tecnologias de IA, bem como as práticas que elas promovem, têm se tornado familiares e até corriqueiras em contextos educacionais de todos os níveis, inclusive no ensino superior. Estamos compreendendo espaço pós-digital de aprendizagem como um espaço não dado, ou seja, não como infraestrutura material e sociointeracional instalada e disponível para ser usada, mas como um espaço híbrido a ser produzido por práticas de ensino que explorem de forma produtiva a complexidade da interrelação entre espaços físicos e digitais, o imbricamento entre o biológico (o corpóreo), o informacional (o semiótico) e o tecnológico (o maquínico). A base empírica que sustenta a discussão é constituída de eventos de sala de aula envolvendo o uso de tecnologias de IA por universitários em disciplina do currículo de Letras. Conforme pretendemos mostrar, as práticas familiares aos alunos não favorecem a produção de um espaço pós-digital no sentido acima.

Palavras-chave formação do professor, letramento acadêmico, práticas pós-digitais de ensino-aprendizagem

Author

Presentation materials

There are no materials yet.