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Com o avanço do desenvolvimento tecnológico global tem se tornado cada dia mais necessário o domínio da utilização proficiente das TDIC. Essa realidade não é diferente no escopo do ensino de Física, tanto no contexto do Ensino Médio quanto no contexto do ensino universitário. Neste sentido, a formação do licenciado em Física precisa refletir a atual realidade social na qual ele está inserido e, portanto, habilidades e competências relacionadas ao uso de tecnologias precisam ser desenvolvidas e estimuladas. Neste estudo, utilizou-se da técnica de Análise Documental para investigar como os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura das Universidades Estaduais Paulistas abordam a tecnologia, e qual abordagem tecnológica utilizam, dentro da tipificação de tecnologia elaborada por Carl Mitcham (Tecnologia como Artefato, Conhecimento, Ação ou Volição). Essa tipificação foi escolhida por permitir que se avalie as tecnologias sob um olhar mais amplo, para além de tomar como objeto tecnológico somente o artefato físico. Os resultados mostraram que as universidades estudadas possuem disciplinas com a temática da tecnologia voltada para o ensino, porém, abordam de maneira utilitarista, sem que haja a promoção do uso crítico e significativo por parte dos estudantes. Observou-se que ou a tecnologia está presente apenas na ementa de uma disciplina específica e obrigatória sobre esta temática, ou há mais de uma disciplina sobre a utilização de tecnologia, mas todas sendo eletivas. Com isso, conclui-se que a tecnologia ainda se apresenta de forma tímida nos currículos das licenciaturas em Física das Universidades Estaduais Paulistas, contribuindo muito pouco para a preparação do licenciado em formação e o seu desenvolvimento nas habilidades de utilização crítica e didática das tecnologias de ensino disponíveis no área da Física.
Palavras-chave | Tecnologia, Ensino de Física , Currículo |
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