4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

MANUAL DE USO ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Rutinelli Favero (Instituto Federal do Espírito Santo)

Description

A rápida incorporação da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na educação, especialmente na Educação a Distância (EaD), cria oportunidades para personalização, otimização de processos e ampliação do acesso ao conhecimento. Entretanto, também impõe dilemas éticos relacionados à privacidade (em consonância com a LGPD), vieses algorítmicos, transparência, responsabilidade e integridade acadêmica. Este estudo apresenta uma reflexão que resultou em um guia prático para orientar educadores na integração consciente da IAGen, fundamentado na ética aristotélica e no princípio da phronesis, visando o equilíbrio entre inovação tecnológica e agência humana. O objetivo central é sistematizar reflexões e estratégias para o uso ético da IAGen em contextos educacionais e na formação docente. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza aplicada, com abordagem exploratória. A construção do guia envolveu análise crítica de referenciais legais (LGPD, legislação educacional e diretrizes internacionais da UNESCO), revisão das discussões acadêmicas e institucionais sobre IA na educação, e sistematização de experiências práticas da atuação docente e de gestão. O material foi estruturado em eixos temáticos e cenários-problema, cada um acompanhado de diretrizes operacionais para educadores, alunos de licenciaturas e gestores. O manual sistematiza sete desafios éticos centrais: privacidade, vieses, opacidade, responsabilidade, integridade acadêmica, papel docente e riscos de uso indevido e descreve três cenários típicos relacionados ao uso da IA em contextos educacionais. Inclui mídias sonoras para exemplificação e um formulário de colaboração da comunidade acadêmica. O estudo reforça que a adoção da IAGen na educação não é apenas um desafio técnico, mas ético e social. A efetividade do uso responsável depende da articulação entre formação docente contínua, governança institucional e participação ativa da comunidade acadêmica.

Palavras-chave Inteligência Artificial Generativa; Ética na Educação; Educação a Distância; LGPD; Formação Docente.

Author

Rutinelli Favero (Instituto Federal do Espírito Santo)

Co-author

Mr Marcos Vinicius Forecchi Accioly (Instituto Federal do Espírito Santo)

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