4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

USO ÉTICO DE IA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: RELATO DE OFICINA APLICADA A ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Janara de Camargo Matos (Fatec Praia Grande – Centro Paula Souza)

Description

No contexto educacional, em todos os níveis, o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) tem se tornado uma realidade desafiadora. Por um lado, o conhecimento e a utilização dessas tecnologias disponíveis são prementes para o processo de aprendizagem; por outro, a utilização ética dessas ferramentas é imprescindível. Na produção de trabalhos, essa demanda tem crescido no ensino superior, em razão da ampliação das competências digitais e tecnológicas exigidas pelo mercado de trabalho. Este relato de experiência apresenta a aplicação prática de uma oficina realizada em laboratório de informática com turmas dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Químicos e em Comércio Exterior, da Fatec Praia Grande. O objetivo foi capacitar os alunos para o uso responsável e eficiente de ferramentas de IA na elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Na oficina, foram exploradas três plataformas de IA (Perplexity, Elicit e ChatGPT) apresentadas em sequência estratégica para potencializar a pesquisa bibliográfica científica, a análise e a redação acadêmica. A ferramenta Perplexity foi utilizada para obtenção de respostas contextualizadas sobre o tema escolhido por cada aluno; o Elicit facilitou a extração e organização gráfica de informações relevantes de artigos obtidos a partir de bases científicas; e o ChatGPT contribuiu na revisão e aprimoramento dos textos, promovendo a padronização e correção conforme as normas acadêmicas, com ênfase na importância da elaboração adequada dos prompts. A abordagem prática permitiu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a utilização ética da IA ressaltando a autoria responsável, a verificação criteriosa das fontes e o respeito aos direitos autorais. A oficina contribuiu para ampliar as competências digitais dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da produção científica com integridade e rigor acadêmico. Demonstra-se, assim, que a incorporação consciente das tecnologias digitais pode transformar o aprendizado e a pesquisa, promovendo uma educação superior mais inovadora, inclusiva e ética.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Ensino Superior; Trabalho Acadêmico

Author

Janara de Camargo Matos (Fatec Praia Grande – Centro Paula Souza)

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