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No contexto educacional, em todos os níveis, o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) tem se tornado uma realidade desafiadora. Por um lado, o conhecimento e a utilização dessas tecnologias disponíveis são prementes para o processo de aprendizagem; por outro, a utilização ética dessas ferramentas é imprescindível. Na produção de trabalhos, essa demanda tem crescido no ensino superior, em razão da ampliação das competências digitais e tecnológicas exigidas pelo mercado de trabalho. Este relato de experiência apresenta a aplicação prática de uma oficina realizada em laboratório de informática com turmas dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Químicos e em Comércio Exterior, da Fatec Praia Grande. O objetivo foi capacitar os alunos para o uso responsável e eficiente de ferramentas de IA na elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Na oficina, foram exploradas três plataformas de IA (Perplexity, Elicit e ChatGPT) apresentadas em sequência estratégica para potencializar a pesquisa bibliográfica científica, a análise e a redação acadêmica. A ferramenta Perplexity foi utilizada para obtenção de respostas contextualizadas sobre o tema escolhido por cada aluno; o Elicit facilitou a extração e organização gráfica de informações relevantes de artigos obtidos a partir de bases científicas; e o ChatGPT contribuiu na revisão e aprimoramento dos textos, promovendo a padronização e correção conforme as normas acadêmicas, com ênfase na importância da elaboração adequada dos prompts. A abordagem prática permitiu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a utilização ética da IA ressaltando a autoria responsável, a verificação criteriosa das fontes e o respeito aos direitos autorais. A oficina contribuiu para ampliar as competências digitais dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da produção científica com integridade e rigor acadêmico. Demonstra-se, assim, que a incorporação consciente das tecnologias digitais pode transformar o aprendizado e a pesquisa, promovendo uma educação superior mais inovadora, inclusiva e ética.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Ensino Superior; Trabalho Acadêmico |
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