Speaker
Description
Trataremos de percepções detectadas em respostas de licenciandos de Letras acerca de vieses linguísticos e culturais disseminados por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em contexto de um projeto de intercâmbio virtual entre estudantes de três universidades, sendo cada uma de um país: Brasil, Estados Unidos e China. Esse projeto foi realizado segundo a metodologia COIL, Collaborative Online International Learning, adotada pelas universidades parceiras, para o desenvolvimento de atividades didáticas que culminaram na produção de um podcast elaborado pelos estudantes sobre as ferramentas de IA. Essas atividades consistiram em: (1) criar prompts descritivos e usar prompts dados pela docente responsável em ferramentas de IA americanas e chinesas e, em seguida, identificar vieses nas respostas geradas por essas ferramentas; (2) discutir e sistematizar as características linguísticas e culturais identificadas nas respostas da IA em português, inglês e mandarim por meio de interação on-line com os parceiros internacionais; (3) criar um podcast acadêmico para divulgar as informações e reflexões compartilhadas entre os estudantes participantes do projeto de intercâmbio acadêmico. Apresentaremos uma análise de um conjunto de respostas obtidas no início e após a conclusão do projeto conduzido pela docente responsável pela atividade. As respostas foram obtidas a partir de 10 perguntas fechadas e duas perguntas abertas respondidas por 19 licenciandos que autorizaram o uso de suas respostas para realização de pesquisa. De modo sucinto, os licenciandos passaram a identificar as limitações das ferramentas de IA utilizadas e a reconhecer os vieses linguísticos e culturais disseminados por essas ferramentas. Este relato de experiência visa a contribuir para a problematização sobre em que medida os modos pelos quais os usos de ferramentas de IA e de dispositivos tecnológicos corroboram um processo ativo e reflexivo que favoreça práticas de letramento digital na contemporaneidade no ensino superior.
Palavras-chave | inteligência artificial; vieses linguísticos; formação de professor. |
---|