4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Vieses linguísticos e culturais de ferramentas de IA percebidos por licenciandos em contexto de intercâmbio virtual

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Luciani Tenani (Unesp)

Description

Trataremos de percepções detectadas em respostas de licenciandos de Letras acerca de vieses linguísticos e culturais disseminados por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em contexto de um projeto de intercâmbio virtual entre estudantes de três universidades, sendo cada uma de um país: Brasil, Estados Unidos e China. Esse projeto foi realizado segundo a metodologia COIL, Collaborative Online International Learning, adotada pelas universidades parceiras, para o desenvolvimento de atividades didáticas que culminaram na produção de um podcast elaborado pelos estudantes sobre as ferramentas de IA. Essas atividades consistiram em: (1) criar prompts descritivos e usar prompts dados pela docente responsável em ferramentas de IA americanas e chinesas e, em seguida, identificar vieses nas respostas geradas por essas ferramentas; (2) discutir e sistematizar as características linguísticas e culturais identificadas nas respostas da IA em português, inglês e mandarim por meio de interação on-line com os parceiros internacionais; (3) criar um podcast acadêmico para divulgar as informações e reflexões compartilhadas entre os estudantes participantes do projeto de intercâmbio acadêmico. Apresentaremos uma análise de um conjunto de respostas obtidas no início e após a conclusão do projeto conduzido pela docente responsável pela atividade. As respostas foram obtidas a partir de 10 perguntas fechadas e duas perguntas abertas respondidas por 19 licenciandos que autorizaram o uso de suas respostas para realização de pesquisa. De modo sucinto, os licenciandos passaram a identificar as limitações das ferramentas de IA utilizadas e a reconhecer os vieses linguísticos e culturais disseminados por essas ferramentas. Este relato de experiência visa a contribuir para a problematização sobre em que medida os modos pelos quais os usos de ferramentas de IA e de dispositivos tecnológicos corroboram um processo ativo e reflexivo que favoreça práticas de letramento digital na contemporaneidade no ensino superior.

Palavras-chave inteligência artificial; vieses linguísticos; formação de professor.

Author

Co-author

Prof. Paula Tavares Pinto (Unesp)

Presentation materials

There are no materials yet.