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A formação para o trabalho e a educação são dimensões intercomplementares, fundamentais para os processos produtivos da sociedade. A formação de professores insere-se nesse contexto, uma vez que o trabalho docente é central para melhores processos de ensino e aprendizagem. A emergência das tecnologias digitais, especialmente da Inteligência Artificial (IA), tem impactado a formação docente e as relações entre educação e trabalho, impulsionando modelos de ensino mediados por plataformas digitais. A presente pesquisa analisou, por meio de um questionário aplicado no Brasil e na Colômbia e respondido por mais de 265 sujeitos, em um estudo qualitativo, a relação entre o uso da IA e o trabalho docente, considerando o papel ativo do professor na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, buscou-se identificar as habilidades e conhecimentos tecnológicos de professores do Ensino Básico em ambos países no uso da IA em sala de aula. Como resultado, pode-se considerar que o conhecimento sobre IA entre professores ainda é limitado, apesar da percepção positiva sobre seu potencial educacional. Muitos professores reconhecem a insuficiência em sua formação e poucas oportunidades de participação em cursos específicos sobre o tema. Apesar disso, há um crescente entendimento sobre o potencial das ferramentas de IA na personalização do aprendizado para os estudantes. Entretanto, desafios significativos foram identificados. Entre eles, destacam-se a carência de formação adequada para os professores, o acesso desigual à tecnologia e a necessidade de contextualizar as ferramentas de IA às realidades locais. A privacidade de dados e os vieses algorítmicos emergem como preocupações relevantes, exigindo atenção redobrada. Por outro lado, as oportunidades oferecidas pela IA incluem a personalização do ensino, a automação de tarefas administrativas e a análise de dados que pode subsidiar estratégias pedagógicas mais eficazes. Como conclusão, destacam-se desafios como formação insuficiente, desigualdade de acesso e privacidade de dados.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Formação de professores; Trabalho docente; Tecnologias educacionais. |
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