4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FATEC VOTORANTIM

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speaker

Dilermando Piva Junior (Fatec Votorantim - Centro Paula Souza)

Description

A curricularização da extensão representa um desafio para os cursos superiores de tecnologia, ao demandar integração entre ensino, pesquisa e práticas sociais. O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados para Negócios da Fatec Votorantim implementou uma inovação curricular ao estruturar a extensão a partir das disciplinas de Projetos Integradores, do 2º ao 6º semestre letivo. O replanejamento pedagógico transformou os projetos, que antes se baseavam em estudos de casos fictícios ou em bases públicas de dados, em experiências reais junto a empresas, órgãos públicos e comunidade regional. A partir do 2º semestre, os estudantes passam a desenvolver propostas de produtos e serviços inovadores com base em dados, comunicando os resultados em feiras abertas à comunidade. Nos semestres seguintes, a interação com empresas locais intensifica-se por meio do diagnóstico de problemas reais, desenvolvimento e automação de pipelines de análise de dados, criação de dashboards, uso de modelos preditivos e deploy em ambientes de produção. Essa progressão garante uma integração crescente entre academia e sociedade, culminando na entrega de soluções tecnológicas aplicadas e validadas em contextos empresariais e públicos. Os resultados iniciais apontam para maior motivação discente, maior complexidade dos projetos e maior integração entre docentes. Houve também ampliação da participação de empresas, especialmente do setor público e de pequenas e médias organizações da região, consolidando vínculos com a comunidade. Observou-se ainda o fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes, previstas no projeto pedagógico, mas agora vivenciadas em situações reais de colaboração, negociação e comunicação. Essa experiência demonstra o potencial da curricularização da extensão como estratégia de inovação curricular, aproximando a formação tecnológica das demandas sociais e produtivas locais.

Palavras-chave Curricularização da extensão; Ciência de Dados; Projetos Integradores; Inovação Curricular; Tecnologias Digitais

Author

Dilermando Piva Junior (Fatec Votorantim - Centro Paula Souza)

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