Speaker
Description
A curricularização da extensão representa um desafio para os cursos superiores de tecnologia, ao demandar integração entre ensino, pesquisa e práticas sociais. O Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados para Negócios da Fatec Votorantim implementou uma inovação curricular ao estruturar a extensão a partir das disciplinas de Projetos Integradores, do 2º ao 6º semestre letivo. O replanejamento pedagógico transformou os projetos, que antes se baseavam em estudos de casos fictícios ou em bases públicas de dados, em experiências reais junto a empresas, órgãos públicos e comunidade regional. A partir do 2º semestre, os estudantes passam a desenvolver propostas de produtos e serviços inovadores com base em dados, comunicando os resultados em feiras abertas à comunidade. Nos semestres seguintes, a interação com empresas locais intensifica-se por meio do diagnóstico de problemas reais, desenvolvimento e automação de pipelines de análise de dados, criação de dashboards, uso de modelos preditivos e deploy em ambientes de produção. Essa progressão garante uma integração crescente entre academia e sociedade, culminando na entrega de soluções tecnológicas aplicadas e validadas em contextos empresariais e públicos. Os resultados iniciais apontam para maior motivação discente, maior complexidade dos projetos e maior integração entre docentes. Houve também ampliação da participação de empresas, especialmente do setor público e de pequenas e médias organizações da região, consolidando vínculos com a comunidade. Observou-se ainda o fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes, previstas no projeto pedagógico, mas agora vivenciadas em situações reais de colaboração, negociação e comunicação. Essa experiência demonstra o potencial da curricularização da extensão como estratégia de inovação curricular, aproximando a formação tecnológica das demandas sociais e produtivas locais.
Palavras-chave | Curricularização da extensão; Ciência de Dados; Projetos Integradores; Inovação Curricular; Tecnologias Digitais |
---|