4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Dilermando Piva Junior (Fatec Votorantim - Centro Paula Souza)

Description

Este trabalho propõe uma integração entre Inteligência Artificial (IA) e o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) aplicada à disciplina de Algoritmos em um curso de Ciência de Dados. A abordagem combina metodologias ativas de aprendizagem com ferramentas gratuitas de IA generativa, alinhadas aos seis níveis da Taxonomia de Bloom (TB), visando potencializar tanto o desempenho acadêmico quanto a permanência estudantil. A proposta partiu de evidências obtidas em turmas reais, com a utilização planejada da IA e teve como controle uma turma similar, com a mesma programação e atividades, mas sem a utilização da IA. As atividades foram desenhadas para estimular o uso ativo e crítico da IA evitando a dependência passiva, por meio de desafios contextualizados, revisão por pares de conteúdo gerado por IA, debates sobre soluções e integração de chatbots como tutores virtuais em sala de aula invertida, programação em par e rotação por estações. Ao mesmo tempo, a IA foi tratada como catalisadora da aprendizagem, apoiando níveis cognitivos inferiores da TB com acesso rápido a informações e feedback imediato, promovendo, nos níveis superiores dessa taxonomia, análises críticas, tomadas de decisão fundamentadas e criação de soluções originais em colaboração com o professor. Os resultados obtidos mostraram um aumento nas médias finais, uma maior taxa de aprovação, maior taxa de permanência dos estudantes e uma redução da carga de trabalho docente extraclasse. Isso sugere que a combinação estratégica de IA e PC, com intencionalidade pedagógica e foco no protagonismo discente, não apenas amplia a eficácia das metodologias ativas, mas também favorece o desenvolvimento de competências que as máquinas ainda não replicam plenamente, como pensamento crítico, criatividade e julgamento ético.

Palavras-chave inteligência artificial; pensamento computacional; taxonomia de Bloom; metodologias ativas; ciência de dados.

Authors

Dr Angelo Luiz Cortelazzo (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) Dilermando Piva Junior (Fatec Votorantim - Centro Paula Souza) Dr Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues (Centro Paula Souza - Fatec Ribeirão Preto / Votorantim)

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