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Este artigo apresenta um estudo de caso de aplicação de inteligência artificial (IA) dentro de uma metodologia de melhoria contínua de uma disciplina de Ensino a Distância (EaD) de engenharia. Na metodologia apresentada, a plataforma de inteligência artificial corporativa da empresa de educação COGNA foi utilizada como ferramenta adicional a professores conteudistas e consultores acadêmicos no estudo de caso de melhoria contínua de uma disciplina de engenharia do curso de Engenharia de Produção com o intuito de identificar os objetivos principais: detecção de inconsistências de conteúdo, atualizações necessárias, estratificação e diagnóstico de similaridade / profundidade de conteúdo e formalização de fluxograma estruturado de tarefas suportadas pela inteligência artificial. Apresenta-se também um fluxo de revisão assistida por IA que integra detecção semântica de inconsistências, geração de recomendações e validação humana colegiada, adaptado às necessidades de um grande grupo educacional brasileiro. Os resultados qualitativos apontam ganhos imediatos em consistência terminológica e rapidez de revisão, indicando que a estratégia é promissora para escalar melhoria contínua em cursos de Engenharia EaD. A relevância da presente proposta reforça-se à luz do novo marco regulatório da EaD, instituído pelo Decreto n.º 12.456/2025, que reorganiza as modalidades de oferta, impõe percentuais mínimos de presencialidade e obriga as IES a manter “sistemas contínuos de monitoramento da qualidade pedagógica”.
Palavras-chave | Disciplinas de Engenharia, Ensino a Distância, Inteligência Artificial |
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