4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

METODOLOGIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DE DISCIPLINAS EaD DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mr Daniel Lyra Rodrigues (Cogna Educação)

Description

Este artigo apresenta um estudo de caso de aplicação de inteligência artificial (IA) dentro de uma metodologia de melhoria contínua de uma disciplina de Ensino a Distância (EaD) de engenharia. Na metodologia apresentada, a plataforma de inteligência artificial corporativa da empresa de educação COGNA foi utilizada como ferramenta adicional a professores conteudistas e consultores acadêmicos no estudo de caso de melhoria contínua de uma disciplina de engenharia do curso de Engenharia de Produção com o intuito de identificar os objetivos principais: detecção de inconsistências de conteúdo, atualizações necessárias, estratificação e diagnóstico de similaridade / profundidade de conteúdo e formalização de fluxograma estruturado de tarefas suportadas pela inteligência artificial. Apresenta-se também um fluxo de revisão assistida por IA que integra detecção semântica de inconsistências, geração de recomendações e validação humana colegiada, adaptado às necessidades de um grande grupo educacional brasileiro. Os resultados qualitativos apontam ganhos imediatos em consistência terminológica e rapidez de revisão, indicando que a estratégia é promissora para escalar melhoria contínua em cursos de Engenharia EaD. A relevância da presente proposta reforça-se à luz do novo marco regulatório da EaD, instituído pelo Decreto n.º 12.456/2025, que reorganiza as modalidades de oferta, impõe percentuais mínimos de presencialidade e obriga as IES a manter “sistemas contínuos de monitoramento da qualidade pedagógica”.

Palavras-chave Disciplinas de Engenharia, Ensino a Distância, Inteligência Artificial

Author

Mr Daniel Lyra Rodrigues (Cogna Educação)

Co-authors

Mr Guilherme da Silva Araújo (Cogna Educação) Mr Henrique Salustiano Silva (Cogna Educação) Mr Ralph Mathias Thoma (Cogna Educação) Mr Renato Billia de Miranda (Cogna Educação)

Presentation materials

There are no materials yet.