4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Limites e possibilidades de inovação didático-pedagógica nos cursos de Graduação: caminhos do fazer-se docente

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual

Speaker

Sheille Soares de Freitas (Unioeste)

Description

Essa apresentação pretende discutir desafios e alternativas docentes no Ensino Superior a partir da análise de experiências em 7 cursos de graduação da Unioeste. A partir deles analisaremos o que se propuseram a pensar e promover enquanto alteração na prática docente e no processo formativo a ser efetivado nos cursos de graduação. Tudo isso, dialogando com alterações na didática e no propósito educacional expresso nos objetivos de aprendizagem dos cursos e do Ensino Superior na Unioeste nos últimos anos. A intenção é apontar a contribuição e os limites de novas metodologias para promoção da inovação didático-pedagógica, uma vez que fundamentalmente as alterações na dinâmica de atuação e formação estão intrinsecamente ligadas às política de apoio e sustentação da carreira docente, da qualificação ofertada e da estrutura de apoio que possa ancorar a produção e difusão do conhecimento na formação universitária que a sociedade do tempo presente demanda e almeja - enquanto autonomia cidadã e intervenção social para uma contribuição efetiva da Universidade para a dinâmica social.

Palavras-chave Docência no Ensino Superior, Inovação Didático-Pedagógica, Fazer-se Docente

Author

Presentation materials

There are no materials yet.