4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

OPINIÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE O USO DE TESTES ONLINE COM CONSULTA PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES NA ÁREA DE SAÚDE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Camila Fonseca Leal de Araujo (Universidade de Pernambuco e Faculdade Pernambucana de Saúde)

Description

Introdução: o teste com consulta (TC) é uma estratégia cuja realização permite ao estudante consultar fontes de estudo. Esta ferramenta produz reflexão, análise, crítica e compreensão mais ampla, com conclusões, aplicações de conceitos e reconhecimento do tema por diferentes perspectivas. Objetivo: avaliar a implantação da aplicação do teste com consulta online como estratégia de avaliação de conhecimento em cursos da área da saúde. Metodologia: estudo de avaliação sobre a utilização de TC online envolvendo estudantes e docentes da área da saúde, entre fevereiro de 2023 e março de 2024. Foi aplicado formulário online com assertivas relacionadas ao teste em escala de Likert de 5 pontos. Docentes analisaram 60 questões previamente aplicadas, em relação à taxonomia e método socrático. Utilizado o pacote estatístico R versão 4.0. para análise. O critério de consenso para assertivas foi o ranking médio acima de 3 e o de análise das questões foi a concordância por mais de 50% dos avaliadores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Resultados: Participaram 148 estudantes e 24 docentes. Os participantes concordaram que houve instruções prévias esclarecedoras sobre o teste, consideraram a duração satisfatória e o método seguro com relação a fraude. Na análise das questões, 40% estavam de acordo com o método socrático; 32% cobravam memorização, 41% compreender/aplicar, 27% de resolução de problemas. Os docentes concordaram que o TC é uma boa forma de avaliar conhecimento, ao contrário da opinião dos estudantes. Estudantes e docentes não identificaram dificuldades com utilização e aplicação dos testes. Docentes reconheceram o teste como um bom modelo na avaliação do conhecimento. Conclusões: TC no formato estudado se aproximam da realidade da prática profissional, estimulando o pensamento crítico e resolução de situações complexas. Estratégias para adaptação dos estudantes e desenvolvimento docente poderão aprimorar o uso deste modelo de avaliação.

Palavras-chave aprendizagem; avaliação educacional; desempenho acadêmico.

Authors

Camila Fonseca Leal de Araujo (Universidade de Pernambuco e Faculdade Pernambucana de Saúde) Ms Luciene Maria Ferreira do Nascimento (Faculdade de Enfermagem de Arcoverde) Dr Taciana Barbosa Duque (Faculdade Pernambucana de Saúde e Universidade Católica de Pernambuco)

Presentation materials

There are no materials yet.