Speaker
Description
Introdução: o teste com consulta (TC) é uma estratégia cuja realização permite ao estudante consultar fontes de estudo. Esta ferramenta produz reflexão, análise, crítica e compreensão mais ampla, com conclusões, aplicações de conceitos e reconhecimento do tema por diferentes perspectivas. Objetivo: avaliar a implantação da aplicação do teste com consulta online como estratégia de avaliação de conhecimento em cursos da área da saúde. Metodologia: estudo de avaliação sobre a utilização de TC online envolvendo estudantes e docentes da área da saúde, entre fevereiro de 2023 e março de 2024. Foi aplicado formulário online com assertivas relacionadas ao teste em escala de Likert de 5 pontos. Docentes analisaram 60 questões previamente aplicadas, em relação à taxonomia e método socrático. Utilizado o pacote estatístico R versão 4.0. para análise. O critério de consenso para assertivas foi o ranking médio acima de 3 e o de análise das questões foi a concordância por mais de 50% dos avaliadores. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Resultados: Participaram 148 estudantes e 24 docentes. Os participantes concordaram que houve instruções prévias esclarecedoras sobre o teste, consideraram a duração satisfatória e o método seguro com relação a fraude. Na análise das questões, 40% estavam de acordo com o método socrático; 32% cobravam memorização, 41% compreender/aplicar, 27% de resolução de problemas. Os docentes concordaram que o TC é uma boa forma de avaliar conhecimento, ao contrário da opinião dos estudantes. Estudantes e docentes não identificaram dificuldades com utilização e aplicação dos testes. Docentes reconheceram o teste como um bom modelo na avaliação do conhecimento. Conclusões: TC no formato estudado se aproximam da realidade da prática profissional, estimulando o pensamento crítico e resolução de situações complexas. Estratégias para adaptação dos estudantes e desenvolvimento docente poderão aprimorar o uso deste modelo de avaliação.
Palavras-chave | aprendizagem; avaliação educacional; desempenho acadêmico. |
---|