4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Primeiras impressões sobre o uso da IA Generativa NotebookLM na produção do Podcast Neurótics

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Caroline Fernandes dos Santos Bottino (Universidade Federal Fluminense)

Description

O cenário é a disciplina de Neurociências para cursos de graduação em saúde do campus de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense, RJ. O objetivo é relatar a experiência na criação de áudios em formato de podcast utilizando a inteligência artificial generativa (IAGen) NotebookLM da Google. Nos últimos dois anos, inúmeras ferramentas de IAGen surgiram, despertando o interesse da docente pelo entendimento do seu uso educacional no ensino superior. Entre suas funções, o NotebookLM gera áudios que simulam um podcast com dois apresentadores. O conteúdo baseia-se nas fontes fornecidas pelo usuário. O áudio é gerado de forma livre ou a partir de um comando (prompt) do usuário. Em um determinado momento da disciplina, foi necessário produzir material complementar ao estudo sobre células do sistema nervoso, motivando o uso do NotebookLM. Diante a qualidade do áudio, a docente engajou-se na produção de conteúdos em Neurociências, dando origem ao podcast “Neurótics”, hoje hospedado na plataforma Spotify (https://sites.google.com/view/neurodigitalprofacarol/estude-aqui/podcast/neurotics-2024 ). Como resultado, a docente foi surpreendida pela qualidade dos áudios gerados com relação a voz não “robotizada”, a cadência de assuntos, havendo uma introdução, detalhamento e fechamento, a precisão científica e as analogias com situações cotidianas, que facilitam o entendimento de assuntos complexos. Além disso, não houve a necessidade de edição do áudio devido a eventuais “alucinações”, como as relatadas no uso de outras IAGen. Os relatos espontâneos dos estudantes que ouviram o podcast enfatizam a qualidade do conteúdo e a facilidade de acesso, uma vez que o áudio pode ser ouvido no celular, a qualquer momento e em qualquer lugar. Como considerações finais, a ferramenta de geração de áudios do NotebookLM se mostra promissora na produção de conteúdos que possam auxiliar o estudo e o aprendizado dos estudantes.

Palavras-chave Inteligência artificial; Podcast; NotebookLM; Neurociências; Graduação

Author

Caroline Fernandes dos Santos Bottino (Universidade Federal Fluminense)

Presentation materials

There are no materials yet.