Speaker
Description
Este relato de experiência se propõe a apresentar as estratégias formativas utilizadas na formação docente, de uma instituição do Ensino Superior, situado no oeste paranaense, entre os anos de 2021 e 2025. Sua proposta engloba em 3 (três) vertentes temáticas que, de forma geral visam contribuir no empoderamento pessoal e profissional dos participantes. A primeira vertente aborda o desenvolvimento das competências docentes na Era Digital, incluindo-se, as pedagogias de mediação com IA (Inteligência Artificial). A segunda abordagem trata das práticas inovativas e da aprendizagem colaborativa, como enfoque para os processos de planejamento, mediação e avaliação das aulas. E, como terceira vertente, inclui-se o desenvolvimento das competências socioemocionais, visando a promoção de um ambiente educacional mais saudável. Interessante destacar também, que cada vertente temática, está estruturada, em um percurso formativo, com a descrição dos temas ofertados e das competências desenvolvidas. Dentre as atividades desenvolvidas estão: avaliação de competências, realização de workshops e oficinas, participação nas mentorias individuais e coletivas, uso de recursos digitais, simulação e desenvolvimento de desafios pedagógicos, relato e publicação de experiências docentes, autoavaliações, dentre outras. As concepções e práticas docentes foram compartilhadas em vídeocasts, memoriais, artigos e resultaram na publicação de e-books, para serem compartilhados com os interessados, sendo que, estas publicações, fazem parte do percurso formativo de cada temática. O planejamento, desenvolvimento e compartilhamento destas estratégias formativas, procura apoiar de forma efetiva as demandas e necessidades formativas do corpo docente da instituição, ao propor a mediação de atividades que primam pela qualidade e colaboração dos professores participantes. Esta proposta formativa incentiva, portanto, o aperfeiçoamento contínuo das competências pessoais e profissionais na Era da IA, com foco no uso ético e colaborativo destes recursos e, com uma abordagem centrada no processo de humanização e da valorização do bem-estar de todos os docentes envolvidos.
Palavras-chave | Formação docente; IA; aprendizagem colaborativa e humanização. |
---|