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Description
Este trabalho apresenta um assistente virtual desenvolvido especificamente para apoiar docentes no planejamento de aulas, atividades e avaliações com base na Taxonomia de Bloom revisada. Operando na plataforma ChatGPT da OpenAI, o assistente virtual analisa materiais de aulas, enunciados de tarefas, roteiros de aula ou itens de prova e retorna o(s) nível(is) cognitivo(s) predominantes, abrindo diálogo para que o docente confirme intenções pedagógicas e receba sugestões de reformulação. Ao substituir inferências empíricas por feedback instantâneo, a ferramenta promove planejamento reverso, ou seja, o docente parte das habilidades que deseja evidenciar (analisar, avaliar, criar) e ajusta verbos, contexto e critérios de avaliação para alcançá-las. Estudos-piloto com docentes de diferentes cursos mostraram que os participantes conseguiram elevar a complexidade cognitiva de questões aos níveis desejados da Taxonomia de Bloom em alguns minutos de interação com o assistente virtual. Além disso, o assistente gera recomendações de metodologias ativas e rubricas de correção alinhadas ao nível escolhido, favorecendo coerência entre objetivos, estratégias de ensino e evidências de aprendizagem. O artigo descreve as principais instruções para a elaboração do assistente virtual e apresenta um conjunto de casos de aplicação, como revisão de planos de aula, adaptação de listas de exercícios para fomentar pensamento crítico e o desenho colaborativo de avaliações interdisciplinares. Também discute a escalabilidade da solução em contextos de formação docente destacando seu baixo custo de adoção, independência de área disciplinar e potencial para desenvolver competências digitais dos professores enquanto amplia a qualidade pedagógica do material didático.
Palavras-chave | Taxonomia de Bloom; Inteligência Artificial na Educação; Planejamento Reverso; Formação Docente; Avaliação da Aprendizagem. |
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