4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Taxonomia de Bloom Potencializada por IA: Ferramenta de Apoio ao Planejamento Pedagógico no Ensino Superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Prof. Regis Pasini (Centro Universitário Fundação Santo André)

Description

Este trabalho apresenta um assistente virtual desenvolvido especificamente para apoiar docentes no planejamento de aulas, atividades e avaliações com base na Taxonomia de Bloom revisada. Operando na plataforma ChatGPT da OpenAI, o assistente virtual analisa materiais de aulas, enunciados de tarefas, roteiros de aula ou itens de prova e retorna o(s) nível(is) cognitivo(s) predominantes, abrindo diálogo para que o docente confirme intenções pedagógicas e receba sugestões de reformulação. Ao substituir inferências empíricas por feedback instantâneo, a ferramenta promove planejamento reverso, ou seja, o docente parte das habilidades que deseja evidenciar (analisar, avaliar, criar) e ajusta verbos, contexto e critérios de avaliação para alcançá-las. Estudos-piloto com docentes de diferentes cursos mostraram que os participantes conseguiram elevar a complexidade cognitiva de questões aos níveis desejados da Taxonomia de Bloom em alguns minutos de interação com o assistente virtual. Além disso, o assistente gera recomendações de metodologias ativas e rubricas de correção alinhadas ao nível escolhido, favorecendo coerência entre objetivos, estratégias de ensino e evidências de aprendizagem. O artigo descreve as principais instruções para a elaboração do assistente virtual e apresenta um conjunto de casos de aplicação, como revisão de planos de aula, adaptação de listas de exercícios para fomentar pensamento crítico e o desenho colaborativo de avaliações interdisciplinares. Também discute a escalabilidade da solução em contextos de formação docente destacando seu baixo custo de adoção, independência de área disciplinar e potencial para desenvolver competências digitais dos professores enquanto amplia a qualidade pedagógica do material didático.

Palavras-chave Taxonomia de Bloom; Inteligência Artificial na Educação; Planejamento Reverso; Formação Docente; Avaliação da Aprendizagem.

Author

Prof. Regis Pasini (Centro Universitário Fundação Santo André)

Co-authors

Prof. Edith Malateaux (Centro Universitário Fundação Santo André) Prof. Mariana Marques (Centro Universitário Fundação Santo André)

Presentation materials

There are no materials yet.