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Description
Este relato apresenta uma experiência formativa no semestre letivo de 2025/2, com docentes de uma instituição privada de ensino superior em Londrina (PR), no contexto das transformações metodológicas e tecnológicas que permeiam a docência. Frente à crescente demanda por competências digitais, personalização das aprendizagens e reconfiguração do papel docente, a ação teve como objetivo capacitar professores para o uso da inteligência artificial (IA) generativa articulada a metodologias ativas, experimentando recursos que favoreçam práticas mais interativas, reflexivas e contextualizadas. A oficina foi estruturada em dois momentos. O primeiro abordou metodologias ativas aplicáveis ao ensino superior, como aprendizagem baseada em problemas, seminários interativos e instrução por pares, incentivando sua adaptação aos componentes curriculares. O segundo explorou o uso de ferramentas de IA, como ChatGPT e Gemini em contextos simulados a partir de situações reais, com práticas como criação de prompts para planejamento de atividades e aulas. Também foi apresentado o uso do NotebookLM como apoio à curadoria de conteúdos e à organização de materiais didáticos. Pode-se observar que nesta etapa da formação os participantes demonstraram engajamento e disposição para aplicar as estratégias discutidas, evidenciado por perguntas pertinentes, relatos espontâneos e interesse pelas ferramentas apresentadas. Como continuidade da formação, os docentes serão acompanhados ao longo do semestre em um processo de desenvolvimento profissional contínuo, cujas experiências serão sistematizadas em um eBook institucional com relatos, reflexões e práticas pedagógicas inovadoras. A experiência reforça a necessidade de promover a autonomia docente para o uso da IA na educação superior, reconhecendo tanto as possibilidades quanto os desafios éticos e formativos da sua integração à prática pedagógica.
Palavras-chave | educação superior; formação docente; inteligência artificial; metodologias ativas; inovação pedagógica. |
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