Speaker
Description
A Competência Digital, conforme destacado pelo Conselho Europeu, é fundamental para o aprendizado contínuo ao longo da vida. Frameworks como o Quadro Europeu para Organizações Educacionais Digitalmente Competentes (DigCompOrg) e ferramentas de autorreflexão como a Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational Technologies (SELFIE), são instrumentos essenciais para diagnosticar e guiar o desenvolvimento dessas competências no contexto de organizações educacionais. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte pergunta norteadora: Qual é o panorama da produção científica internacional sobre o uso do DigCompOrg e SELFIE, especialmente no contexto do ensino superior? O objetivo desta pesquisa foi analisar o panorama da produção científica internacional sobre o uso do DigCompOrg e SELFIE no ensino superior. Quanto à metodologia foi realizada uma revisão sistemática da literatura adotando o protocolo PRISMA. A busca ocorreu nas bases de dados Web of Science e Scopus, utilizando a string de busca: DigCompOrg OR "Digitally-Competent Educational Organisations" OR "SELFIE tool". Buscou-se identificar a natureza dos estudos, se empíricos ou teóricos, bem como mapear tendências, desafios relatados e práticas relevantes para o desenvolvimento dessas competências digitais em organizações educacionais. Entre os resultados preliminares, observa-se um número menor de publicações relacionadas ao Ensino Superior, embora haja, dentre esses, um equilíbrio entre estudos teóricos, que abordam a utilização do framework DigCompOrg e da ferramenta SELFIE, e estudos empíricos, que investigam suas aplicações práticas. A análise revela uma lacuna, apontando para possibilidades de pesquisas voltadas à aplicação e validação de modelos de competência digital organizacional nesse contexto, com potencial para melhorar a integração de tecnologias digitais e otimizar práticas pedagógicas e administrativas em instituições de ensino superior.
Palavras-chave | Competência Digital; DigCompOrg; SELFIE; Ensino Superior; Tecnologias Educacionais. |
---|