4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O USO DO DIGCOMPORG E SELFIE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA DIGITAL

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Danielle de Cássia Soares Santos

Description

A Competência Digital, conforme destacado pelo Conselho Europeu, é fundamental para o aprendizado contínuo ao longo da vida. Frameworks como o Quadro Europeu para Organizações Educacionais Digitalmente Competentes (DigCompOrg) e ferramentas de autorreflexão como a Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational Technologies (SELFIE), são instrumentos essenciais para diagnosticar e guiar o desenvolvimento dessas competências no contexto de organizações educacionais. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte pergunta norteadora: Qual é o panorama da produção científica internacional sobre o uso do DigCompOrg e SELFIE, especialmente no contexto do ensino superior? O objetivo desta pesquisa foi analisar o panorama da produção científica internacional sobre o uso do DigCompOrg e SELFIE no ensino superior. Quanto à metodologia foi realizada uma revisão sistemática da literatura adotando o protocolo PRISMA. A busca ocorreu nas bases de dados Web of Science e Scopus, utilizando a string de busca: DigCompOrg OR "Digitally-Competent Educational Organisations" OR "SELFIE tool". Buscou-se identificar a natureza dos estudos, se empíricos ou teóricos, bem como mapear tendências, desafios relatados e práticas relevantes para o desenvolvimento dessas competências digitais em organizações educacionais. Entre os resultados preliminares, observa-se um número menor de publicações relacionadas ao Ensino Superior, embora haja, dentre esses, um equilíbrio entre estudos teóricos, que abordam a utilização do framework DigCompOrg e da ferramenta SELFIE, e estudos empíricos, que investigam suas aplicações práticas. A análise revela uma lacuna, apontando para possibilidades de pesquisas voltadas à aplicação e validação de modelos de competência digital organizacional nesse contexto, com potencial para melhorar a integração de tecnologias digitais e otimizar práticas pedagógicas e administrativas em instituições de ensino superior.

Palavras-chave Competência Digital; DigCompOrg; SELFIE; Ensino Superior; Tecnologias Educacionais.

Author

Co-author

Presentation materials

There are no materials yet.