Speaker
Description
A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma tecnologia de propósito geral, alterando o modo de interação entre seres humanos e tecnologia. A utilização da IA Generativa (IAgen) é cada vez maior e traz consequências e esperanças na área da Educação. Há esperança de tornar o conhecimento mais acessível para a população. Mas, com quais consequências?
Com o objetivo de promover um processo mais reflexivo de utilização de IAgen no ambiente educacional, foi proposta uma atividade na qual os estudantes tomassem ativamente consciência das diferentes respostas sobre um mesmo assunto que ferramentas de IAgen (como ChatGPT, Gemini, Claude, etc.) produzem.
A atividade foi proposta como curso semi-presencial de extensão, para estudantes de uma instituição pública de Ensino Superior tecnológico do Estado de São Paulo, o qual se propunha a divulgar maneiras éticas de utilização da IA. A duração total do curso foi de quinze horas, divididas em seis encontros semanais, sendo quatro aulas presenciais e duas síncronas, de uma hora e meia cada, e seis horas de atividades assíncronas. As vagas foram limitadas a 15 participantes e ocorreu entre 2023 e 2024. Foram apresentados aspectos teóricos da evolução da IA e a importância da Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Pesquisou-se artigos científicos sobre história da IA, LGPD e aplicação da IA na Educação. Após seleção de um artigo representativo de cada tema, foi solicitado um resumo de cada artigo a diferentes ferramentas de IAgen. A partir dos resumos criados, solicitou-se a criação de um texto único englobando os três temas. Para validação dos resultados, além de comparações sobre como foram realizadas as solicitações a cada ferramenta, foi utilizado um software para análise de dados textuais (IRAMUTEQ), o qual categorizou os artigos selecionados. Os participantes avaliaram bem o curso e os resultados apresentados foram melhor sistematizados e atualizados com versões mais recentes de cada ferramenta. Ressalta-se a velocidade na atualização da evolução de versões das ferramentas e a importância de conhecê-las mais profundamente.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; IA Generativa; Uso Crítico da IA; Uso Reflexivo da IA |
---|