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O presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as possíveis contribuições das tecnologias digitais e competências digitais, especialmente das WebQuests, para as práticas pedagógicas e para a formação de docentes da rede municipal de ensino de Peabiru/PR, considerando suas representações e experiências no contexto educacional. A pesquisa foi dirigida por uma abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais e em referenciais que discutem a formação docente, a inclusão digital e as tecnologias educacionais em contextos de desigualdade social. A metodologia ocorreu em duas etapas: inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases SciELO e CAPES, com o intuito de mapear estudos sobre competências digitais e formação continuada; em seguida, foram conduzidas nove entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados baseou-se na Teoria das Representações Sociais, permitindo identificar percepções, práticas e desafios relacionados ao uso das tecnologias digitais na escola. Os resultados evidenciam a potencialidade da WebQuest como proposta de formação Inicial e continuada, bem como lacunas no processo formativo de professores/as, dificuldades de acesso e suporte técnico, além de insegurança em relação ao uso pedagógico das tecnologias. Nesse contexto, a metodologia WebQuest pode ser compreendida como uma estratégia viável, por ser uma ferramenta que pode propiciar ciência aberta e acessível, funcionando como espaços de formação, troca de saberes e produção colaborativa.
Palavras-chave: Competências digitais; WebQuest; Formação docente; Ciência aberta.
Palavras-chave | Competências digitais; WebQuest; Formação docente; Ciência aberta. |
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