4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE : APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Formação Docente Contínua para uso crítico e criativo das tecnologias digitais e IA

Speaker

Bruna Agostinis (Universidade Estadual de Maringá)

Description

O presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as possíveis contribuições das tecnologias digitais e competências digitais, especialmente das WebQuests, para as práticas pedagógicas e para a formação de docentes da rede municipal de ensino de Peabiru/PR, considerando suas representações e experiências no contexto educacional. A pesquisa foi dirigida por uma abordagem qualitativa e fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais e em referenciais que discutem a formação docente, a inclusão digital e as tecnologias educacionais em contextos de desigualdade social. A metodologia ocorreu em duas etapas: inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases SciELO e CAPES, com o intuito de mapear estudos sobre competências digitais e formação continuada; em seguida, foram conduzidas nove entrevistas semiestruturadas com professores do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados baseou-se na Teoria das Representações Sociais, permitindo identificar percepções, práticas e desafios relacionados ao uso das tecnologias digitais na escola. Os resultados evidenciam a potencialidade da WebQuest como proposta de formação Inicial e continuada, bem como lacunas no processo formativo de professores/as, dificuldades de acesso e suporte técnico, além de insegurança em relação ao uso pedagógico das tecnologias. Nesse contexto, a metodologia WebQuest pode ser compreendida como uma estratégia viável, por ser uma ferramenta que pode propiciar ciência aberta e acessível, funcionando como espaços de formação, troca de saberes e produção colaborativa.
Palavras-chave: Competências digitais; WebQuest; Formação docente; Ciência aberta.

Palavras-chave Competências digitais; WebQuest; Formação docente; Ciência aberta.

Author

Bruna Agostinis (Universidade Estadual de Maringá)

Co-authors

Fabiane Freire França (Universidade Estadual de Maringá) Thais Rosana Leite

Presentation materials

There are no materials yet.