4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

As Comunidades de Prática como meio para a promoção de Competências Digitais docentes

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual

Speaker

Patrícia Mertzig (Universidade Estadual de Londrina (UEL); NAPI Educação do Futuro Eixo 1)

Description

Comunidades de Prática (CoP) se referem a um grupo de pessoas que atuam de forma constante com o objetivo de compartilhar seus conhecimentos a fim de resolver um problema que emerge no contexto laboral ou em outras situações da vida cotidiana. Na Educação Básica são encontradas inúmeras demandas que podem ser melhor encaradas quando o coletivo de professores(as) se une e partilha meios para seu enfrentamento. As Competências Digitais (CD) docentes são hoje uma atividade que chega às escolas por meio de cursos de formação de professores e podem ser conduzidas com o suporte de uma CoP. Assim, o presente texto objetiva apresentar as CoP como forma de promover as CD de professores da Educação Básica. Situado no Eixo 1 do Napi Educação do Futuro e do PPE/UEM, a pesquisa utiliza a abordagem bibliográfica como sua metodologia e entende que os pressupostos marxistas históricos e dialéticos privilegiam a compreensão e avanço das discussões envolvendo os temas das CoP e das CD. Como resultados parciais observamos que as CoP já estão na escola e se constituem, principalmente, de forma presencial e analógica. Isso porque, para além do planejamento e desenvolvimento do trabalho pedagógico, o apoio, a parceria, a partilha de conhecimentos, a escuta do coletivo de professores(as) e a busca por soluções às demandas cotidianas estão sempre presentes. O que propomos é descobri-las, compreendê-las, validá-las e transformá-las em saberes e fazeres que podem se desdobrar em conhecimentos e práticas. Além disso, seus produtos pedagógicos, resultados de autorias e coautorias, podem ser partilhados entre os(as) professores(as), os(as) estudantes, entre as escolas e com a sociedade. Nesse contexto, concluímos que as tecnologias digitais podem potencializar de forma significativa a construção de toda essa rede, esse ecossistema de conhecimentos.

Palavras-chave Formação continuada de Professores; Tecnologias Digitais; Saberes partilhados.

Author

Patrícia Mertzig (Universidade Estadual de Londrina (UEL); NAPI Educação do Futuro Eixo 1)

Co-authors

Fabiane Freire França (Universidade Estadual de Maringá) Taissa Vieira Lozano Burci

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