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Description
Comunidades de Prática (CoP) se referem a um grupo de pessoas que atuam de forma constante com o objetivo de compartilhar seus conhecimentos a fim de resolver um problema que emerge no contexto laboral ou em outras situações da vida cotidiana. Na Educação Básica são encontradas inúmeras demandas que podem ser melhor encaradas quando o coletivo de professores(as) se une e partilha meios para seu enfrentamento. As Competências Digitais (CD) docentes são hoje uma atividade que chega às escolas por meio de cursos de formação de professores e podem ser conduzidas com o suporte de uma CoP. Assim, o presente texto objetiva apresentar as CoP como forma de promover as CD de professores da Educação Básica. Situado no Eixo 1 do Napi Educação do Futuro e do PPE/UEM, a pesquisa utiliza a abordagem bibliográfica como sua metodologia e entende que os pressupostos marxistas históricos e dialéticos privilegiam a compreensão e avanço das discussões envolvendo os temas das CoP e das CD. Como resultados parciais observamos que as CoP já estão na escola e se constituem, principalmente, de forma presencial e analógica. Isso porque, para além do planejamento e desenvolvimento do trabalho pedagógico, o apoio, a parceria, a partilha de conhecimentos, a escuta do coletivo de professores(as) e a busca por soluções às demandas cotidianas estão sempre presentes. O que propomos é descobri-las, compreendê-las, validá-las e transformá-las em saberes e fazeres que podem se desdobrar em conhecimentos e práticas. Além disso, seus produtos pedagógicos, resultados de autorias e coautorias, podem ser partilhados entre os(as) professores(as), os(as) estudantes, entre as escolas e com a sociedade. Nesse contexto, concluímos que as tecnologias digitais podem potencializar de forma significativa a construção de toda essa rede, esse ecossistema de conhecimentos.
Palavras-chave | Formação continuada de Professores; Tecnologias Digitais; Saberes partilhados. |
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