4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

COMO FAZER PARA LER COM A MÁQUINA E NÃO A MÁQUINA LER POR MIM? REFLEXÕES COM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LETRAS

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior (Universidade Federal da Grande Dourados)

Description

Este trabalho insere-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo apresentar e discutir experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na disciplina Escrita e Ensino, no primeiro semestre de 2025, em que abordou-se o uso ético da inteligência artificial (IA) na educação superior. Para tanto, elaborou-se uma sequência de ensino em que uma das atividades foi comparar a leitura manual com a leitura realizada com a máquina. Após a leitura manual de um artigo de divulgação científica, os alunos processaram o texto com o NotebookLM e tomaram nota dos pontos positivos e negativos identificados que, posteriormente, foram debatidos em sala, ao qual se destacam: i) facilidade e rapidez em processar textos longos e em linguagem complexa; ii) dependência das ferramentas de IA; iii) necessidade de fazer as perguntas certas; iv) uso ético e crítico da IA. A experiência também mostrou que 24% dos estudantes nunca haviam utilizado ferramentas de IA antes, ao passo que 20% o faziam com maior regularidade. Além disso, 48% utilizavam o computador com baixa frequência, contrapondo-se a 28% dos estudantes habituados ao uso do equipamento. Conclui-se, por fim, que embora haja uma preferência pelo uso de dispositivos móveis, bem como um baixo letramento digital, os acadêmicos têm consciência de que a leitura manual estimula o sistema cognitivo, sendo uma prática essencial para uma compreensão textual de qualidade. Nesse sentido, a leitura com a máquina se configura em um recurso útil para processar grandes volumes de texto, triagem de artigos e, ainda, para a explicação de trechos que o estudante não compreendeu com a leitura manual.

Palavras-chave Ensino Superior; competência leitora; ferramentas computacionais.

Author

Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior (Universidade Federal da Grande Dourados)

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