4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

MULHERES MAKERS: A CONSTRUÇÃO DA ESTEIRA POR ESTUDANTES DA ENGENHARIA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Projetos Pedagógicos com incorporação de competências digitais

Speaker

Fernanda Fogolari Bellaver

Description

O presente artigo relata o processo de criação de uma esteira automatizada para o uso em uma oficina no evento “Elas na Engenharia”, realizado no IFRS – Campus Bento Gonçalves, o evento configura-se como um espaço de formação e debate voltado a estudantes mulheres da área de engenharia do IFRS, com foco nos desafios e oportunidades da profissão. O objetivo foi desenvolver um protótipo funcional com materiais acessíveis e integração de componentes eletrônicos, proporcionando uma experiência prática no campo da engenharia. Ao longo do desenvolvimento da esteira foram feitas adaptações que a transformaram de uma versão feita em papelão para uma estrutura em MDF. Durante a construção, surgiram desafios relacionados à conexão do motor, atrito excessivo e controle de velocidade. As soluções envolveram modificações mecânicas, como a implementação de um potenciômetro. A programação foi desenvolvida tanto em C++ quanto em blocos, utilizando o software PictoBlox, favorecendo diferentes formas de interação com a lógica computacional. O desenvolvimento da esteira no contexto do evento “Elas na Engenharia” demonstra como projetos práticos podem integrar os princípios da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) de forma significativa. Ao longo do processo, foram mobilizados conhecimentos de diferentes áreas, promovendo o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, criatividade, colaboração, pensamento crítico e pensamento computacional. Inspirado pelos pressupostos do Movimento Maker, alinhado à perspectiva construcionista de Seymour Papert, o projeto valorizou o fazer, o experimentar e o aprender com os erros, colocando os estudantes no centro de seu processo de aprendizagem. A construção colaborativa e interativa da esteira proporciona uma experiência de aprendizagem ativa e conectada ao mundo real, favorecendo o domínio de competências importantes para a formação acadêmica de estudantes do ensino superior, especialmente na área da engenharia, como a prototipagem, a análise técnica e a resolução criativa de problemas.

Palavras-chave Engenharia; Movimento Maker; STEAM; programação;

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