4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Curricularização da Extensão e desenvolvimento de competências digitais

Speaker

Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

Description

Introdução: A Inteligência Artificial (IA) está transformando o ensino superior brasileiro, afetando desde a personalização da aprendizagem até a gestão acadêmica e a pesquisa. Sua integração possibilita maior eficiência e democratização do conhecimento, mas também impõe desafios éticos e pedagógicos, como a redefinição do papel docente, riscos à privacidade de dados e à equidade no acesso às tecnologias. A curricularização da extensão, conforme a Resolução CNE/CES nº 7/2018, surge como oportunidade para integrar a IA em práticas educativas relevantes, voltadas às demandas da sociedade contemporânea. Objetivo: Analisar os desafios da implementação da IA nas atividades de extensão curricularizadas no ensino superior. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática com abordagem qualitativa, envolvendo a análise de artigos científicos, recentes sobre o uso da IA na educação superior. Resultados: A análise apontou que o uso da Inteligência Artificial na curricularização da extensão no ensino superior apresenta avanços e desafios. Entre os aspectos positivos, destacam-se a personalização da aprendizagem, o estímulo à inovação pedagógica, a ampliação do acesso ao conhecimento e a otimização da gestão de projetos extensionistas. No entanto, persistem desafios como a exclusão digital, os altos custos de implementação, a dependência tecnológica e o risco de redução da interação humana. Também preocupam as questões éticas, como a autenticidade dos conteúdos gerados e a proteção de dados. Há necessidade de formação docente contínua, revisão curricular e metodologias avaliativas adequadas. A integração da IA exige planejamento ético e pedagógico para garantir seu uso consciente e transformador. Conclusão: A integração da IA na curricularização da extensão requer um planejamento estratégico e ético, com investimento na capacitação docente e reestruturação curricular. É essencial promover uma abordagem crítica e responsável, garantindo que a IA complemente, e não substitua, a mediação humana no processo educativo.

Palavras-chave Ensino Superior; Extensão; Tecnologias Digitais; IA generativa; Inovação Pedagógica

Author

Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

Co-authors

Prof. Ariane de Lima Zárate Benites (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. João Paulo Calves (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Lucas de Melo Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Nidian Souza Ribeiro Corrêa (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL) Prof. Vinícius Soares de Oliveira (CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL)

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